A Citroën anunciou que abriu as encomendas para a versão 100% elétrica do ë-Jumpy, prosseguindo assim, a ofensiva elétrica da marca nos veículos comerciais, que integra o processo global de eletrificação de 100% da gama.
Inspirado e desenvolvido para corresponder às necessidades dos profissionais, o Citroën ë-Jumpy apresenta-se numa gama com 3 comprimentos (XS com 4,60 m, M com 4,95 m e XL com 5,30 m), e com duas variantes de carroçaria. Furgões fechados com as dimensões XS, M e L , bem como furgões semi-vidrados nas dimensões M e L.
O novo ë-Jumpy tem por base a plataforma multi-energias EMP2 do Groupe PSA e chega com dois níveis de potência de bateria e uma capacidade de carga até 1.275 kg.
Assim a bateria de 50 kWh permite uma autonomia de 230 km (WLTP), enquanto a bateria de 75 kWh tem uma autonomia de 330 km.
O motor elétrico assegura uma potência de 136 cv e 260 Nm de binário, permitindo uma velocidade máxima de 130 km/h, qualquer que seja o modo de condução utilizado, Eco, Normal ou Power.
Em função do modo de condução selecionado e das condições de condução, o motor elétrico assegura a tração e permite recuperar energia durante as fases de travagem ou desaceleração do veículo
A bateria de iões de lítio está alojada no chassis do veículo para preservar o volume de carga útil. A bateria armazena e fornece a energia necessária para operar o motor elétrico, o aquecimento e o ar condicionado. O seu nível de carga é apresentado num indicador e uma luz de reserva no painel de instrumentos.
A recuperação da carga bateria é assegurada por três possibilidade de carregamento, estando a tomada de carga localizada no guarda-lamas dianteiro esquerdo, sendo a carga efetuada no modo ‘Parking’.
O tempo de carregamento varia entre 30 minutos num posto de carregamento rápido até 100 kW e 23 horas numa tomada doméstica convencional.
O novo ë-Jumpy mantém as vantagens da arquitetura das versões com motor térmico e está disponível em três comprimentos, entre os quais a nova versão XS de 4,60m que facilita o acesso aos centros urbanos, especialmente às zonas de baixas emissões, e permite estacionar sem restrições. Este comprimento, associado a um volume que pode atingir 5,1 m3, torna o ë-Jumpy um furgão muito compacto.
A maioria das versões do ë-Jumpy está limitada a 1,90 m de altura exterior de forma a garantir o acesso a todos os locais, como estacionamentos subterrâneos, centros comerciais, etc.
O Citroën ë-Jumpy vai ser comercializado em Portugal nas versões Control que inclui os elementos essenciais como rádio MP3 Bluetooth, ecrã de 7 polegadas, retrovisores elétricos e aquecidos, travão de estacionamento elétrico, Onboard Charger 7 kW, Cabo de carga Modo 2 para tomada E/F.
Para além disso, vai estar disponível a versão Club, a mais polivalente, que inclui os equipamentos da versão Control, acrescentando a ajuda ao estacionamento traseiro, ar condicionado manual e banco do passageiro de dois lugares.
A Citroën destaca no novo Jumpy Electric o grau de conforto pela ausência de vibrações e ruídos, o prazer de condução em modo elétrico com um binário disponível instantaneamente e ausência de passagens de caixa de velocidades.
Quanto a preços, a Citroën revelou que o ë-Jumpy arranca nos 32 325,20 euros para empresas, tendo em conta que beneficia de vantagens fiscais, como a isenção do Imposto sobre os veículos, entre outras, que permitem ao novo furgão 100% elétrico da marca francesa apresentar os seguintes preços:
Modelo | Bateria | Preço empresas | Preço particulares |
Furgões fechados | - | - | - |
ë-Jumpy XS Control | 50 kWh | 32 325,20 € | 39 760,00 € |
ë-Jumpy XS Club | 50 kWh | 33 349,59 € | 41 020,00 € |
ë-Jumpy M Control | 50 kWh | 32 642,28 € | 40 150,00 € |
ë-Jumpy M Control | 75 kWh | 37 520,33 € | 46 150,00 € |
ë-Jumpy M Club | 50 kWh | 33 666,67 € | 41 410,00 € |
ë-Jumpy M Club | 75 kWh | 38 544,72 € | 47 410,00 € |
ë-Jumpy XL Control | 50 kWh | 33 300,81 € | 40 960,00 € |
ë-Jumpy XL Control | 75 kWh | 38 178,86 € | 46 960,00 € |
ë-Jumpy XL Club | 50 kWh | 34 325,20 € | 42 220,00 € |
ë-Jumpy XL Club | 75 kWh | 39 203,25 € | 48 220,00 € |
Furgões semi vidrados | - | - | - |
ë-Jumpy M Club | 50 kWh | 35 699,19 € | 43 910,00 € |
ë-Jumpy M Club | 75 kWh | 40 577,24 € | 49 910,00 € |
ë-Jumpy XL Club | 50 kWh | 36 357,72 € | 44 720,00 € |
ë-Jumpy XL Club | 75 kWh | 41 235,77 € | 50 720,00 € |