Novidades

Condução noturna em segurança com faróis de tecnologia preditiva da Ford

Tecnologia com dados de localização em tempo real está a ser utilizada pela Ford para desenvolver uma nova geração de faróis.
Texto
Ford Smart Headlights para visão noturna
Ford Smart Headlights para visão noturna

Os engenheiros do departamento de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford Europa estão a testar a utilização de dados de localização em tempo real para mostrar para onde o carro deverá seguir.

A tecnologia preditiva de faróis inteligentes usa um feixe direcional para “ler” a informação sobre a próxima curva mesmo antes do condutor se aperceber da existência da mesma.

Desta forma o sistema irá iluminar a estrada de uma forma mais rápida e mais precisa

Veja aqui o vídeo da Ford Europa

Como funciona?

O protótipo que está a ser desenvolvido pelos especialistas da marca da oval azul, usa localização por GPS, combinando com tecnologia avançada e cartografia com dados bastante exatos para identificar as curvas na estrada.

Um algoritmo está a ser estudado e mapeado para calcular a trajetória e velocidade do veículo para melhor ajustar a cobertura de luz para a dianteira.

Os investigadores têm estado a utilizar simulações virtuais que pretendem recriar o ambiente físico onde o carro irá circular e o ambiente virtual que permite maior duração de testes.

A Ford pretende otimizar esta tecnologia prometendo grandes benefícios para os condutores que têm de utilizar estradas menos iluminadas de forma mais constante.

Não há ainda data para a introdução do sistema em definitivo em modelos de produção.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias