Condução noturna em segurança com faróis de tecnologia preditiva da Ford

Ford Smart Headlights para visão noturna
Ford Smart Headlights para visão noturna

Tecnologia com dados de localização em tempo real está a ser utilizada pela Ford para desenvolver uma nova geração de faróis.

Os engenheiros do departamento de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford Europa estão a testar a utilização de dados de localização em tempo real para mostrar para onde o carro deverá seguir.

A tecnologia preditiva de faróis inteligentes usa um feixe direcional para “ler” a informação sobre a próxima curva mesmo antes do condutor se aperceber da existência da mesma.

PUB

Desta forma o sistema irá iluminar a estrada de uma forma mais rápida e mais precisa

Veja aqui o vídeo da Ford Europa

Como funciona?

O protótipo que está a ser desenvolvido pelos especialistas da marca da oval azul, usa localização por GPS, combinando com tecnologia avançada e cartografia com dados bastante exatos para identificar as curvas na estrada.

Um algoritmo está a ser estudado e mapeado para calcular a trajetória e velocidade do veículo para melhor ajustar a cobertura de luz para a dianteira.

Os investigadores têm estado a utilizar simulações virtuais que pretendem recriar o ambiente físico onde o carro irá circular e o ambiente virtual que permite maior duração de testes.

PUB

A Ford pretende otimizar esta tecnologia prometendo grandes benefícios para os condutores que têm de utilizar estradas menos iluminadas de forma mais constante.

Não há ainda data para a introdução do sistema em definitivo em modelos de produção.

Continuar a ler

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS