Ativações de garantia são mais frequentes em modelos novos

  • Redação Autoportal
  • 8 nov, 16:00
Garantia
Garantia

Os modelos mais recentes do mercado são também aqueles que dão origem a mais ativações da garantia, segundo um estudo da britânica G&P

A G&P é uma empresa britânica especializada em oferecer serviços de gestão de qualidade total a indústrias como a da aeronáutica e as relacionadas com o setor automóvel, através da prestação de serviços de avaliação, retificação e apoio técnico. O objetivo é garantir a todos os seus clientes um patamar de qualidade mais elevado e com uma maior eficiência, o que resulta numa maior rentabilidade.

No seu último comunicado, é aconselhada a todos os construtores de automóveis uma maior atenção nos padrões de qualidade, antes do lançamento de cada um dos seus novos modelos no mercado. Segundo a G&P, é nos primeiros 12 meses de vida de cada modelo que surge o maior número de ativações de garantia, originando encargos consideráveis para cada marca, que poderiam ser investidos em processos de melhoria de qualidade, o que só beneficiaria a imagem de cada modelo e da marca de uma forma geral.

PUB

Segundo Geoff Cousins, presidente da G&P e um dos antigos diretores gerais da Jaguar no Reino Unido, “durante o atarefado período de lançamento de cada modelo, alguns elementos relacionados com a qualidade poderão ficar esquecidos devido à pressão de colocar esse mesmo modelo na fase de produção em grande volume". "No entanto, com a resolução de eventuais problemas de qualidade diretamente na fonte, os custos relacionados com as garantias serão mais reduzidos, uma vez que há muito menos hipóteses de avarias ou falhas após o lançamento”, frisou.

PUB

Geoff Cousins refere ainda que o motivo das reclamações em período de garantia está também a mudar devido aos mais recentes avanços tecnológicos, sendo estes cada vez mais relacionados com problemas de software do que devido a problemas mecânicos.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Toyota é a marca de automóveis mais valiosa, seguida da Mercedes, a melhor europeia

Futuro da marca Saab continua a estar bastante incerto

Está a chegar um grande aliado na proteção do seu carro

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS