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Opel dá motores mais eficientes ao novo Mokka

  • Redação Autoportal
Segunda geração do Mokka chega com novos motores de combustão

Após ter revelado o Opel Mokka elétrico, a marca germânica vem agora dar a conhecer as novas versões dotadas de motores de combustão interna que equipam a segunda geração do conhecido modelo.

Desta forma o novo Mokka vai contar com uma gama de motores a gasolina e Diesel que abrange níveis de potência entre 100 cv e 130 cv.

Assim no que toca as variantes a gasolina, o motor de acesso à gama é o 1.2 Turbo de 100 cv, com 205 Nm e caixa manual de seis velocidades, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 182 km/h

O mesmo bloco conta ainda com uma variante de 130 cv, debita 230 Nm e está dotado de uma caixa manual de seis velocidades, capaz de registar uma velocidade máxima de 202 km/h e acelerar dos 0 a 100 km/h em 9,2 segundos.

Com a maior parte do binário máximo disponível ao longo de uma vasta faixa de rotações, ambos os motores se distinguem pela elevada capacidade de resposta.

No caso da versão 1.2 Turbo de 130 cv, é possível optar por uma caixa automática de oito velocidades.

Nesta transmissão, os programas de passagens de caixa adaptativas cotam com a tecnologia Quickshift que permite aos condutores efetuar passagens de caixa através das patilhas colocadas no volante, as quais fazem parte do equipamento de série.

Os dois motores a gasolina são acompanhados na gama da nova geração Mokka por um motor turbodiesel de 1,5 litros com 110 cv de potência e um binário de 250 Nm, associado a uma transmissão manual de seis velocidades.

Para um eficaz pós-tratamento dos gases de escape, o sistema de redução de emissões do motor Diesel – formado por um catalisador de oxidação passivo/absorvente de NOx, injetor de AdBlue, catalisador de redução seletiva SCR e filtro de partículas Diesel (DPF) – está agrupado numa única unidade compacta, colocada o mais próximo possível do motor.

O catalisador absorvente de NOx atua em arranques a frio, reduzindo as emissões de óxidos de azoto a temperaturas inferiores à temperatura de arranque do catalisador SCR.

Recorde-se que a segunda geração do Mokka tem como base a nova plataforma multi-energia CMP (Common Modular Platform). Este sistema modular de baixo peso oferece a máxima flexibilidade no desenvolvimento de veículos e é compatível com a utilização de propulsão totalmente elétrica a bateria, bem como de motores de combustão interna.

Em matéria de design o novo Mokka conta com proporções bem equilibradas e um visual marcante, caracterizado por projeções curtas e uma postura larga, com linhas desenhadas com precisão até ao mais ínfimo detalhe.

A segunda geração do Mokka destaca-se por ser o primeiro modelo a apresentar o novo ‘rosto’ da marca e o painel de instrumentos totalmente digital de próxima geração: o Opel Vizor e o Opel Pure Panel, respetivamente.

Alongado horizontalmente, o painel de instrumentos integra dois ecrãs panorâmicos. O ecrã em frente do condutor pode ter até 12 polegadas de diagonal. Para permitir uma utilização intuitiva e evitar distrações do condutor, a Opel manteve as teclas convencionais para controlo de funções essenciais.

Com o nível de equipamento GS Line, a marca germânica propõe, pela primeira vez, uma versão mais desportiva do Mokka. Este novo nível de equipamento inclui um friso especial vermelho que acompanha o perfil do tejadilho, a nova frente Vizor em preto brilhante, elementos decorativos e emblemas exteriores em preto, em vez de cromado, tecido específico nos bancos dianteiros, inserções em vermelho no tabliê, jantes de liga leve com acabamento em preto e pintura bicolor com tejadilho e capô em preto.

Novos motores do Mokka e consumos anunciados:

Motores do novo Mokka 1.2 Turbo 1.2 Turbo 1.2 Turbo 1.5 Diesel
Potência  100 cv 130 cv 130 cv 110 cv
Binário 205 Nm 230  Nm 230  Nm 250 Nm
Transmissão MT6 MT6 AT8 MT6
Consumo de combustível NEDC (l/100 km) - - - -
Urbano 5,5 5,3 5,9 4,4
Extra urbano 4,0 4,0 4,2 3,4
Combinado 4,6 4,5 4,8 3,8
CO2  104 g/km 103 g/km 111 g/km 100 g/km
         
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