Chevrolet mostra novo Corvette Z06 com V8 de 670 cavalos

  • Redação Autoportal
  • 7 nov, 13:22

A Chevrolet acaba de apresentar a versão mais desportiva do seu novo Corvette, que volta a usar a designação Z06 lançada em 1963

Dois anos depois de nos ter apresentado a versão mais recente do seu Corvette, mudando radicalmente o conceito com um novo motor de colocação central, a Chevrolet volta a inovar com a sua histórica designação Z06. Esta foi a sigla criada no início dos anos 60 com o objetivo de identificar as versões mais indicadas para serem utilizadas em pista e este novo modelo, dá continuidade a esta ideia.

“O novo Corvette Z06 define o supercarro americano”, tal como afirma o presidente da General Motors ,Mark Reuss,, acrescentando ainda que este modelo “baseia-se num design distinto e numa dinâmica inovadora, que teve início com o Corvette de motor central e eleva estes argumentos com o objetivo de proporcionar uma experiência em pista refinada, mas intransigente, com um desempenho de classe mundial”.

PUB

O interior é bastante focado no condutor, com a maioria dos elementos instalados em torno da posição de condução restando premir o botão Start e despertar o V8 que está lá atrás. Neste Corvette Z06 de 2023, o motor é um V8 atmosférico, que é capaz de oferecer uma potência máxima de 670 cavalos às 8.600 rpm.

PUB

Para colocar toda esta potência no chão, o novo Corvette Z06 conta com uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e oito relações, mas também com um conjunto de pneus mais desportivos, que, no eixo traseiro têm uma largura acima dos 30 centímetros, instalados em jantes de 21 polegadas - mais uma do que no eixo dianteiro.

Depois disto, e com o objetivo de melhorar a sua eficácia, o Corvette Z06 inclui uma aerodinâmica melhorada que, pela primeira vez, conta com para-choques específicos e mais desportivos, que não só aumentam a força descendente como a refrigeração de elementos como o sistema de travagem desenvolvido pela Brembo para esta versão. Tanto a suspensão como a caixa de velocidades têm uma afinação especifica para esta versão, que melhora a capacidade de aceleração e a sua eficácia em pista.

PUB

Para todos aqueles que não ficaram satisfeitos com os números apresentados com este novo Corvette Z06, a Chevrolet também tem disponível um pacote de equipamento capaz de melhorar o seu desempenho. O Performance Package Z07 inclui elementos como um sistema de travagem da Brembo com discos cerâmicos de maiores dimensões, pneus Michelin Sport Cup 2 R ZP desenvolvidos especificamente para este modelo, uma suspensão Magnetic Ride Control com uma afinação específica e um kit aerodinâmico em fibra de carbono, com diversas melhorias no que diz respeito à força descendente.

PUB

Em opção, este Performance Package Z07 pode ainda ser enriquecido com um conjunto de jantes fabricadas em fibra de carbono que reduzem o peso de todo o conjunto em cerca de 18,6 quilos. Com tudo isto, o Corvette Z06 não só melhora a sua eficácia em pista, como vê a aceleração das 0 às 60 milhas por hora ficar cumpridas em apenas 2,6 segundos.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Chevrolet Corvette Z06 “The Defender” em tributo aos militares veteranos nos EUA

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS