Novidades

Meio século depois é altura de relembrar o Maserati Boomerang

O Maserati Boomerang desenhado por Giorgetto Giugiaro foi apresentado há cinquenta anos no Salão de Genebra de 1972
Texto
Maserati Boomerang
Maserati Boomerang

Meio século depois de ter sido apresentado no Salão de Genebra, a Maserati relembra o seu icónico Boomerang. O desportivo italiano de apenas dois lugares desenhado por Giorgetto Giugiaro usava como base um Maserati Bora, equipado com um motor central de oito cilindros, 4,7 litros e 310 cavalos de potência. Foi produzida apenas uma unidade do Boomerang e não chegou a ser comercializado.

O seu desenho único foi criado a partir de uma simples linha horizontal, com um enorme para-brisas e um teto em vidro panorâmico. As janelas laterais das portas eram divididas por um friso metálico, expondo o habitáculo de uma forma muito original. O formato em cunha inspirava uma imagem de velocidade, através de linhas bem definidas e retas, que deram origem a um dos mais originais formatos do mundo automóvel.

As linhas do interior eram também bastante inovadoras, sendo que um dos elementos de maior destaque era o facto de todos os instrumentos estarem instalados no centro do volante, que não tinha braços visíveis. Os assentos estavam instalados numa zona muito baixa favorecendo um centro de gravidade inferior.

O desenho super moderno do Maserati Boomerang deu uma ajuda ao facto de nunca ter vindo a ser comercializado, mas ainda hoje é uma das peças mais originais do catálogo de Giugiaro e ainda serve de inspiração para muitos dos designers que continuam a ter o desenho de novos modelos e projetos da área automóvel como a sua principal paixão.

O único exemplar existente do Maserati Boomerang foi bastante revolucionário para a sua altura e ainda hoje é considerado uma verdadeira obra de arte. Já esteve presente em inúmeros eventos e competições internacionais, já passou por vários proprietários e diversos leilões.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos