Jaguar desenvolve tecnologia para «evitar» os semáforos vermelhos

  • Redação Autoportal
Jaguar testa sistema para «evitar» sinais vermelhos

Sabia que os primeiros semáforos do mundo foram instalados junto ao Parlamento britânico, em Londres, Inglaterra, há 150 anos? E imagina como esse instrumento regulador do trânsito se relaciona com a emissão de gases dos combustíveis para a atmosfera e com a relação do tempo despendido pelos condutores no «para e arranca»?

Pois bem, a Jaguar Land Rover está a desenvolver um sistema para «evitar» estes «contratempos» para os condutores e mitigar as consequências ambientais que passaram a ter existência desde há século e meio. A tecnologia que ajudará a evitar os sinais vermelhos conectando o veículo aos sinais de trânsito luminosos chama-se «Vehicle-to-Infrastructure» (V2X).

Com o sistema «Green Light Optimal Speed Advisory (GLOSA), o condutor saberá a que velocidade rodar para evitar ficar parado nos semáforos que estiverem vermelhos Este «avisador de velocidade ótima para o semáforo verde» melhorará o congestionamento do trânsito e reduzirá as emissões pretendendo evitar as travagens bruscas para parar ou as acelerações para tentar «escapar» ao vermelho.

Esta tecnologia está agora a ser testada com o Jaguar F-Pace no âmbito do projeto de 20 milhões de libras (cerca de 22,5 milhões de euros) UK Autodrive.

Comentários

Veja mais