Novidades

Mais de 600 condutores multados por uso do telemóvel durante a condução

Operação da GNR levou à fiscalização de 29 mil condutores na última semana
Texto
GNR (Lusa)
GNR (Lusa)

Mais de 600 condutores foram multados por uso indevido do telemóvel durante a condução no âmbito da operação “Smartphone, Smartdrive” que terminou no domingo, segundo revelou esta segunda-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).

A GNR adianta que entre os dias 06 de 12 de maio intensificou nas estradas portuguesas da sua área de jurisdição a fiscalização ao uso indevido do telemóvel durante a condução, tendo fiscalizado 29 mil condutores e registado 9.947 contraordenações rodoviárias.

Das 9.947 contraordenações registadas, 649 foram autuados por uso indevido do telemóvel, 2.522 por excesso de velocidade, 603 por falta de inspeção periódica obrigatória e 538 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.

A GNR multou também 441 condutores por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e 243 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

No mesmo período foram ainda detetados 427 condutores com excesso de álcool, dos quais 191 foram detidos por condução com uma taxa de álcool superior a 1.2 gramas por litro (g/l) e 51 por falta de habilitação legal para conduzir.

A GNR adianta que a operação “Smartphone, Smartdrive” visou “contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores”, sublinhou a Guarda Nacional Republicana em comunicado.

Recorde-se que dados da GNR revelam que entre 01 de janeiro e 30 de abril foram detetados cerca de nove mil condutores a fazer uso indevido do telemóvel a conduzir e em 2018 foram mais de 22 mil os que cometeram aquela infração.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal