São dois os automóveis de competição históricos criados pelo conhecido designer automóvel Gordon Murray que este ano marcarão presença no Festival de Velocidade de Goodwood. No evento a decorrer entre os dias 8 e 11 de Julho, como habitualmente em Goodwood House, no sul de Inglaterra, tanto o Brabham Ford BT44B como o IGM F750 irão percorrer a famosa rampa de 1,87 km, para gáudio dos entusiastas do mundo automóvel ali presentes.
Os dois modelos serão conduzidos durante o fim de semana pelo próprio Gordon Murray, agora com 75 anos, a par do escocês Marino Franchitti (irmão do também piloto Dario Franchitti), entre outros pilotos.
Sobre o IGM F750 de 1972, foi o primeiro automóvel de competição desenhado por Gordon Murray após a sua chegada ao Reino Unido proveniente da África do Sul, em 1969. Com o objetivo de competir na Fórmula 750, o designer projetou este inovador chassis monocoque, que se caracterizava por oferecer uma posição de condução mais inclinada, radiador traseiro e jantes de 10 polegadas, tendo em vista a redução de altura da zona dianteira. O modelo que marcará presença em Goodwood será o chassis T.4 001, reconstruído pelos engenheiros da Gordon Murray Design em 2019 quando foram descobertos os seus componentes desmantelados.
Já o Brabham Ford BT44B, é a versão mais evoluída a nível aerodinâmico do bem-sucedido BT44 e deu ao brasileiro Carlos Pace a sua única vitória na Fórmula 1, a competir em casa no Grande Prémio do Brasil de 1975. Com o argentino Carlos Reutemann ao volante, então seu colega de equipa na Brabham, o BT44B conquistou ainda a vitória no GP da Alemanha no mesmo ano. Está equipado por um motor Ford de 3.0 litros de 460 cv. A sua versão original, o BT44, foi o primeiro monolugar de F1 a ter a suspensão traseira diretamente ligada ao motor.
“O Festival de Velocidade de Goodwood é o derradeiro evento para qualquer entusiasta do automobilismo”, sublinha Gordon Murray.
“É por esse motivo que adoraria ver dois dos meus automóveis de competição favoritos a percorrer aquela rampa. Ambos os carros demonstram a vantagem trazida pela inovação dos componentes de baixo peso e ambos estabeleceram os princípios que me permitiram ter uma carreira de sucesso no automobilismo. Mal posso esperar para vê-los a ser conduzidos pela rampa fora e poder eu mesmo voltar a experimentá-los”, remata o sul-africano.