Gordon Murray Automotive anunciou agora uma versão do supercarro T.50 destinada às corridas, que será ainda mais leve, rápida e mais potente.
Com as 100 unidades de estrada do T.50 esgotadas, a empresa revelou agora a primeira imagem da versão de pista T.50S, que terá uma edição limitada a 25 unidades.
O novo modelo da Gordon Murray Automotive vai contar com um motor V12 de 4.0 litros que debita de 730 cv e dispõe de um caixa sequencial de seis velocidades que transmite a potência às rodas traseiras com um 'red line' a 12.100 rpm.
O novo T.50S apresenta ainda um peso de apenas 890 kg, ou seja, menos 94 kg que a versão de estrada, beneficiando da remoção ar condicionado, do sistema de infoentretenimento e de um dos bancos, bem como todos os compartimentos de arrumação.
Tal como na versão de estrada, também no T.50S o condutor senta-se ao centro, desta vez beneficiando de um banco de fibra de carbono equipado com um arnês de seis pontos.
À esquerda do condutor, apenas um banco de passageiro, ao contrário da versão de estrada que contava com dois, permitindo acomodar um co-piloto ... ou um passageiro muito corajoso!
Em matéria de aerodinâmica o novo modelo de pista da Gordon Murray apresenta uma nova asa que acompanha toda a linha central do carro que faz lembrar o Brabham BT52 F1 desenhado por Gordon Murray em 1983.
Para além disso, foi instalado um novo lábio dianteiro, um reforço estrutural na base do carro e novos difusores ajustáveis, o que segundo a marca permite a este modelo ser capaz de gerar mais de 1500 kg de ‘downforce’, ou seja mais de 170% face ao peso do carro.
O chassis do novo T.50S foi melhorado ao nível da geometria da suspensão, enquanto a altura ao solo foi reduzida em 40 mm, face à versão de estrada, e instaladas novas entradas de refrigeração para os travões. Para além disso, esta versão de pista da Gordon Murray Automotive está dotada de jantes em magnésio.
O outro aprimoramento aerodinâmico significativo sobre as especificações de estrada do T.50 é uma aleta aerodinâmica que vai do topo do teto até a borda traseira do carro, dominando o perfil traseiro. A barbatana melhora a eficiência e estabilidade nas curvas, bem como limpa e canaliza o ar sobre a carroçaria do carro em direção à asa delta.
Além de otimizar a força descendente e a estabilidade nas curvas, o pacote aerodinâmico também permite que o T.50s gere cerca de 2,5 G - 3G na travagem.
A Gordon Murray Automotive já fez saber que a produção dos 25 carros da versão de pista vai começar no primeiro trimestre de 2023 e que cada modelo terá um preço de 3,1 milhões de libras, antes de impostos, ou seja, 3,5 milhões de euros.