Novidades

Proteção de dados: Xangai avança para lei sobre testes de condução autónoma

Uma lei de proteção de informações pessoais e de segurança de dados vai ser implementada para exigir segurança às empresas que realizam testes de condução autónoma
Texto
O robotáxi da Baidu/BAIC já está em testes
O robotáxi da Baidu/BAIC já está em testes

A proteção de dados relativa aos testes dos veículos autónomos parece ser uma preocupação crescente na China que já está a legislar sobre o tema, noticiou a Reuters, numa altura em que também o governo alemão já deu um passo legislativo nesta matéria (leia aqui sobre a aprovação de uma lei na Alemanha).

Os veículos com capacidade de condução autónoma são esperados no mercado com grande curiosidade e já existem várias empresas a testarem de forma massiva no mercado chinês, como a Baidu (na imagem principal do artigo, o robôtáxi completamente autónomo da Baidu) e a Volvo (ver aqui projeto com a Didi).

Estes projetos representam uma enorme mudança para a indústria do transporte mas há ainda várias questões relacionadas com a segurança e legislação. 

Descubra como a BAIC e Baidu já operam em Xangai

De acordo com a Reuters, a Comissão de Informações Tecnológicas e Económicas de Xangai vai exigir que a aquisição de dados, processamento, aplicação e transmissão dos mesmos seja alvo de proteção.

Está em elaboração a Lei de Proteção de Informações Pessoais que será implementada no mês de setembro em paralelo com a Segurança de Dados. Este sistema vai exigir às empresas que processam "dados críticos” que conduzam avaliações de risco e, processem relatórios sobre os mesmos.

A Huawei também já anunciou interesse em produzir um veículo autónomo

A transmissão de qualquer informação recolhida durante os testes ou demonstrações dos veículos inteligentes só poderá ser feita para o exterior com a autorização das autoridades competentes.

Esta medida já teve implicações com a Tesla como pode ler aqui

Desta forma todas as entidades devem tomar medidas no sentido de assegurar a proteção de todo o tipo de dados e informações pessoais, sendo proibido realizar comércio ilegal de divulgação dos mesmos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente