Toyota revela a versão mais radical do Corolla com a ajuda da Gazoo Racing

  • Redação Autoportal
  • 7 abr, 13:19

Os Toyota estão a ficar muito mais interessantes e depois do GR Yaris, o novo GR Corolla ainda vai dar muito que falar

Infelizmente, começamos com a notícia de que ainda não se sabe nada sobre a chegada (ou não) desta versão do Toyota Corolla ao mercado europeu. A versão mais desportiva de sempre deste modelo foi apresentada em Long Beach, na Califórnia, demonstrando que as criações da Gazoo Racing vão começar a ficar mais sérias e a chegar a mais segmentos – o que é uma boa notícia. Mas enquanto o início da comercialização nos Estados Unidos está previsto para o Outono e no Japão antes do final do ano, ainda não há quaisquer previsões de chegada à Europa.

Quanto ao Toyota GR Corolla, o primeiro impacto está mesmo relacionado com o visual mais desportivo, proporcionado pela carroçaria muito mais rígida construída especificamente para esta versão. Inclui cavas das rodas mais largas, para-choques muito mais desportivos e três saídas de escape faltando referir as jantes de 18 polegadas que completam o conjunto. As cores disponíveis para a carroçaria estão resumidas ao branco, preto e ao Supersonic Red.

PUB

Um dos maiores trunfos deste modelo, no entanto, é mesmo o motor turbo de 1,6 litros herdado do GR Yaris, com apenas três cilindros, mas a partir do qual a Gazoo Racing conseguiu extrair 300 cavalos de potência. Também proveniente do GR Yaris, o sistema de tração integral permanente GR-Four conta aqui com uma versão otimizada para o Corolla, que é um pouco maior do que o Yaris e tem uma distância entre eixos diferente. Com este sistema, a repartição de potência pode ser ajustada entre as configurações 60-40, 50-50 ou 30-70, sendo que a caixa de velocidades será sempre a manual de seis velocidades, e com a presença de um travão de mão mecânico com a alavanca que todos conhecemos.

PUB
PUB
Revisite o Toyota GR Yaris

Mas a Toyota deixou uma surpresa para o dia da apresentação. Além do GR Corolla apresentado na sua versão “Core”, vai existir ainda uma série limitada designada por “Circuit Edition”. Esta distingue-se pela asa traseira de maiores dimensões, pelo capot ventilado e construído em alumínio, pelo tejadilho em fibra de carbono e pelo comando da caixa de velocidades personalizado com a assinatura de Akio “Morizo” Toyoda, o CEO da Toyota e Master Driver. E a carroçaria, além dos três tons da versão “Core”, também pode ser pintada no tom de cinzento “Heavy Metal”.

Além disso, a “Circuit Edition” também inclui um sistema de travagem melhorado e dois diferenciais Torsen autoblocantes, um em cada eixo, destinados a melhorar a eficácia do primeiro Corolla a receber a atenção da Gazoo Racing. Estes dois equipamentos, que são de série na “Circuit Edition”, serão disponibilizados em opção para a versão “Core”.

A bordo do GR Corolla, o importante é mesmo a posição de condução, pelo que o comando da caixa está precisamente na posição mais correta e ao alcance do condutor e os assentos mais desportivos oferecem um apoio lateral mais evidente. O volante de três braços e os pedais em alumínio completam o visual mais desportivo, mas ainda há um painel de instrumentos digital com diversas das informações que são mais úteis nos momentos de maior empenho em pista ou numa estrada de montanha.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Novo Gran Turismo inspira edição especial do Toyota Yaris

Vídeo: presidente da Toyota faz donuts com o GR Yaris como um profissional

Novo Toyota GR Yaris já circula em Portugal

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS