Novidades

DS 9: a nova berlina híbrida de luxo que chega aos 360 cv

Autonomia zero emissões do DS 9 chega aos 50 km
Texto

A DS revelou nesta segunda-feira o terceiro modelo da sua gama de automóveis passando dos dois SUV (DS 3 e DS 7) para a oferta de uma grande berlina de luxo: o novo DS 9.

O ‘grande’ inclui todos os atributos do design automóvel francês na sua tradição, bem como todos os argumentos da tecnologia (combinada com o luxo) da atualidade para fazerem deste carro um expoente da marca ‘premium’ do Grupo PSA.

Assente numa declinação da plataforma EMP2 da PSA, o DS 9 começa por ser grande desde logo no seu tamanho, com 4,93 m de comprimento, 1,85 m de largura e jantes de 690 mm, apresentando uma distância entre eixos de 2,90 m para grande benefício dos ocupantes atrás.

Esse é um dos propósitos também: o mesmo conforto em todos os lugares. Não só pela presença integral dos materiais luxuosos, mas também pelo acesso a comodidades como aquecimento e refrigeração de bancos com massagem, por exemplo, até à configuração individual do conforto de cada um.

O design prima a elegância da silhueta com uma linha alongada que une as óticas de uma traseira com inclinação ao estilo ‘fastback’ e os faróis de uma frente onde a grelha de efeito diamante tridimensional sob o imponente capô destaca a sua personalidade estética evocativa da tradição francesa.

O DS 9 vai apresentar-se na sua primeira versão com um novo propulsor E-Tense híbrido plug-in, composto por um motor a gasolina PureTech turbo e um motor elétrico de 80 kW (110 cv) e 320 Nm, oferecendo uma potência combinada de 225 cv.

A bateria de 11,9 kWh permite uma autonomia em modo zero emissões de 40 a 50 quilómetros (WLTP) com o motor elétrico a ser chamado logo no arranque, no aumento da aceleração a qualquer velocidade e na condução exclusivamente elétrica até aos 135 km/h.

O modo Electric é sempre selecionado automaticamente no arranque para maximizara eficiência e o modo Hybrid geres os diferentes tipos de energia, da condução 100% elétrica à 100% a gasolina, ou a sua combinação. O modo E-Tense Sport aproveita ao máximo a potência disponível a partir da combinação do motor a combustão e do motor elétrico.

O sistema híbrido do DS 9 permite a recuperação de energia para a bateria tanto em desaceleração como em travagem com a regeneração aumentada por uma posição “B” na caixa durante a condução. De forma programada, a função E-Save permite reservar níveis de energia na bateria para cumprir em modo zero emissões quando se quiser.

O carregador de bordo de 7,4 kW permite que a bateria seja carregada em 1h30, em pontos de carregamento domésticos ou públicos, utilizando para o efeito o cabo fornecido de série.

A gama DS 9 será em breve reforçada com mais dois propulsores E-Tense: um primeiro com 250 cv, tração dianteira e maior autonomia (disponível na China, onde é produzido, logo desde o lançamento) e um segundo com 360 cv e tração integral inteligente.

Será também lançada uma versão apenas com motor a gasolina PureTech de 225 cv sendo que todas as versões estão equipadas com caixa uma automática de oito velocidades e do sistema DS Active Scan Suspension: uma câmara (para leitura da estrada), sensores de nível, acelerómetros e sensores do grupo propulsor registam todos os movimentos e preparam o amortecimento de cada roda em função das imperfeições do piso.

Nas tecnologias de assistência à condução do DS 9 um dos destaques está com o Drive Assist, que permite uma condução semiautónoma de Nível 2, com os sensores do carro a lerem o ambiente em que se desloca e o próprio sistema a controlar a velocidade e a direção (mas exigindo sempre a supervisão do condutor). A deteção de peões, ciclistas ou animais até 100 metros à noite é um ‘luxo’ de segurança na conjugação com outras ajudas como a travagem automática de emergência, para além dos avisos de ângulo morto ou o reconhecimento de sinalização.

Com um sistema de luzes LED adaptativo às condições da condução e à velocidade, o condutor do DS 9 tem também (para além de um assistente no estacionamento) um sistema de monitorização da sua atenção ou do seu cansaço. A última ‘prenda’ dada pelo DS 9 é a possibilidade de aceder ao carro através do smartphone, podendo este acesso ser partilhado com outras pessoas para uso do veículo.

O DS 9 será comercializado em todo o mundo estando o início das vendas agendado para o primeiro semestre de 2020.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente