Alfa Romeo Giulia GTA: a lenda sai à rua por 215 mil euros

  • Redação Autoportal
  • 15 mai, 19:28

Expoente da performance em estrada com alma de pista está lançado

A Alfa Romeo apresentou oficialmente o novo Giulia GTA que evoca o original histórico ‘Gran Turismo Alleggerita’ de 1965. O regresso da lenda estava anunciado para 2021 e ela chega agora do alto dos seus 540 cv de potência como a “expressão máxima de estilo, mecânica e prazer de condução” da marca no presente.

O novo Alfa Romeo Giulia GTA e a sua variante mais extrema (a nível aerodinâmico) e de apenas 2 lugares GTAm terão uma produção numerada de apenas 500 exemplares, que já têm preços para o mercado português: o GTA custará 215 mil euros e o GTAm 221 mil euros.

PUB

Derivado do Giulia Quadrifoglio de produção, o novo GTA de performance recebeu soluções técnicas, de configuração da suspensão e de comportamento dinâmico que foram evoluídas com a Sauber Engineering que trabalha com a equipa de Fórmula 1 da Alfa Romeo contando também com a participação no desenvolvimento dos pilotos Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazi.

Veja aqui as novas cores do Alfa Romeo Giulia GTA

O motor Alfa Romeo 2.9 V6 biturbo todo em alumínio do Quadrifolgio com 510 cv foi (re)desenvolvido e calibrado para chegar agora aos 540 cv de potência. O recurso privilegiado aos materiais compósitos e à fibra de carbono proporcionou uma redução de peso de 100 kg em relação ao Quadrifoglio e o novo GTA, com o sistema Launch Mode, anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3.6 segundos.

PUB

O trabalho de aerodinâmica incidiu especialmente no aumento da downforce e, no GTAm, ganham destaque o novo spoiler traseiro ajustável em quatro posições e o splitter dianteiro ativo que pode ser prolongado até 40 mm para utilização em pista. Comum às duas variantes é o sistema de escape Akrapovic integrado no difusor posterior em fibra de carbono e as jantes de 20’’ com porca de aperto única.

PUB

Os novos GTA e GTAm beneficiam ainda de um novo extrator de ar especial capaz de aumentar o efeito solo da viatura melhorando o comportamento dinâmico a altas velocidades: no Giulia GTAm, mais especificamente, a configuração aerodinâmica mais intensa triplica a carga em comparação com o Giulia Quadrifoglio e duplica em relação ao GTA– a preparação específica da suspensão e da direção assegura maior velocidade no arranque e em curva, além de otimizar a estabilidade em todas as superfícies, sem prejudicar o conforto.

Tudo sobre os Alfa Romeo Giulia e Stelvio Q4

No interior dominam as superfícies em Alcantara presente desde os estofos ao tabliê, painéis das portas, porta-luvas, pilares laterais ou revestimento central dos bancos em fibra de carbono. No GTAm de 2 lugares, o interior difere ligeiramente, na medida em que dispõe de roll bar, as portas traseiras são desprovidas de painéis e as dianteiras são abertas por meio de correias em vez de puxadores – com a mesma cor dos cintos de segurança Sabelt de 6 pontos.

PUB

As opções de personalização a recordar o Alfa Romeo Giulia GTA de 1965 são várias e podem ser aplicadas a elementos desde as cores das pinças de travão passando pela roll bar ou pelos cintos de segurança. Mas uma coisa é certa para todos os que adquirirem um dos novos GTA ou GTAM: é que a compra inlcui um fato de competição Alpinestars, um capacete Bell e uma capa para o carro Goodwool.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Raikkonen e Giovinazzi já testaram os novos Alfa Romeo Giulia GTA e GTAm

Alfa Romeo Giulia GTA tem novas cores

Alfa Romeo Giulia GTA: o regresso da lenda com 540 cv

Tudo o que precisa de saber sobre os novos Giulia e Stelvio Q4… incluindo preços

Alfa Romeo revelou versões Racing do Giulia e Stelvio Quadrifoglio

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS