PUB

Vídeo: GNR mostra como deve circular nas rotundas

  • Redação Autoportal
Rotunda do Marquês, em Lisboa (Manuel Almeida/Lusa)
Rotunda do Marquês, em Lisboa (Manuel Almeida/Lusa)
Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores

Circular nas rotundas continua a ser uma dor de cabeça para muitos condutores que continuam a não saber como abordar uma rotunda de forma correta.

Atenta a esse problema que afeta muitos condutores, a Guarda Nacional Republicana (GNR) aproveitou as redes sociais para fazer uma publicação em que deixa claro tudo o que necessita saber para abordar uma rotunda dentro das regras do trânsito.

1 - Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:

a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;

b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;

c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;

d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.

2 - Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.

  • TEMAS:
  • GNR

  • Rotundas

  • Circular nas rotundas

Veja mais