Novidades

Kia Rio tem novos motores e mais tecnologia e já sabemos os preços

Quarta geração do Kia Rio chega a Portugal com duas motorizações e dois níveis de equipamento
Texto

A Kia revelou que o renovado Rio já chegou ao mercado nacional dotado de novas motorizações, mais tecnologia e com um design dianteiro reconfigurado, que reforçam a aparência ligeira deste 'hatchback' de 5 portas.

Na renovação do design da versão 2020 do Rio, a emblemática grelha dianteira 'nariz de tigre' surge compactada (para uma aparência mais focada) e acompanhada por um para-choques mais baixo e amplo, bem como por novas caixas para os faróis de nevoeiro.

Estas alterações conferem à frente da nova geração do Rio uma aparência mais suave e, simultaneamente, mais objetiva, proporcionando ao veículo uma imagem de maior confiança na estrada.

O novo Rio conta igualmente com duas novas cores exteriores, o Perennial Grey e Sporty Blue, aumentando para nove o número de opções de cor deste modelo da Kia, que está equipado com novas jantes de liga leve de 16” e oito raios.

As dimensões exteriores do Rio de quarta geração mantêm-se as mesmas, com uma atitude equilibrada, um capô e uma projeção dianteira relativamente compridos, uma projeção traseira curta e um pilar C vertical.

Para além de uma distância entre eixos de 2.580 mm, o Rio apresenta-se com 4.065 mm de comprimento e 1.450 mm de altura.

No interior destaca-se um ecrã tátil de 8.0 polegadas do sistema de infoentretenimento, e um painel de instrumentos com um ecrã de 4.2 polegadas, bem como uma posição dos comandos mais ergonómica do que no seu antecessor, destacando-se, entre outros elementos, o tablier que se inclina na direção do condutor.

O novo Rio está dotado de multiligações Bluetooth, que permitem a ligação de um máximo de dois dispositivos móveis em simultâneo (um telefone para chamadas mãos-livres e multimédia e outro aparelho apenas para multimédia), Apple CarPlay e Android Auto, que estão disponíveis nos modelos equipados com o novo Display Audio de 8,0”, eliminando assim a necessidade de ligação de smartphones através de cabo.

Em matéria de motorizações, a Kia equipou o novo Rio com um novo motor 1.0 sobrealimentado, que se junta ao já conhecido bloco de 1.2.

Assim a gama nacional conta com dois motores Smartstream a gasolina: o novo 1.0 T-GDi de 100 cv de potência que surge equipado com tecnologia de variação contínua do tempo de abertura das válvulas (CVVD) da Kia.

Este sistema permite comutar impercetivelmente entre diferentes ciclos de combustão consoante a respetiva carga, melhorando o consumo de combustível em todas as situações de condução.

Este novo bloco equipado com uma caixa manual de 6 velocidades, que substitui a anterior de 5, ou em opção com uma caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem (DCT) da Kia.

Já o renovado motor 1.2 aspirado, está disponível com a tecnologia de injeção Dual Port e 84 cv de potência.

Em matéria de sistemas de ajuda à condução e de funcionalidades de segurança ativa, o renovado Rio conta com assistência à prevenção de colisões frontais com deteção de peões, veículos e (agora também) ciclistas, assistência à manutenção na faixa de rodagem, alerta de atenção do condutor, assistência à circulação na faixa de rodagem e alerta de ocupação dos bancos traseiros.

A Kia já fez saber que o novo Rio está disponível com níveis de equipamento, Urban e Drive, e com preços de campanha que arrancam nos 14 250 euros para a versão 1.2 com o nível de equipamento Urban.

Já a versão com o bloco 1.0 T-GDi e caixa manual de seis velocidades tem um preço que começa nos 16.300 euros, enquanto a versão com caixa automática de sete velocidades DCT, arranca nos 18.300 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal