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Hyundai Neptune: o novo camião para serviços pesados movido a hidrogénio

Novo camião a hidrogénio da Hyundai será lançado dentro de três a quatro anos
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A Hyundai aproveitou o salão coreano H2 Mobility + Energy Show 2020, que teve lugar nos primeiros dia de julho, para voltar a mostrar o novo concept HDC-6 Neptune, um camião para serviços pesados movido a hidrogénio com o qual a marca pretende reforçar a sua estratégia futura de mobilidade de zero emissões.

A Hyundai planeia expandir a mobilidade a hidrogénio para o mercado dos veículos comerciais com o HDC-6 Neptune, que incorpora a visão da marca para um camião com zero emissões movido a hidrogénio e dessa forma liderar na transição de paradigma para veículos comerciais ecológicos.

Este camião protótipo da Hyundai emprega uma estrutura sólida com um design dianteiro suave e arredondado de forma a criar uma estrutura única para o camião movido a hidrogénio.

Segundo a Hyundai, o design do protótipo HDC-6 Neptune foi inspirado nos icónicos comboios dos caminhos de ferro de Nova Iorque dos anos 30, os mais avançados tecnologicamente no início do Século XX.

A Hyundai planeia lançar o HDC-6 Neptune dentro de três ou quatro anos e para isso está a desenvolver um sistema fuel cell otimizado para camiões de serviços pesados, com maior potência e durabilidade.

A empresa coreana já fez saber que planeia acelerar a sua entrada no mercado europeu de camiões movidos a hidrogénio com o Hyundai Xcient através da sua joint venture com a empresa suíça H2 Energy no final deste ano.

As primeiras 10 unidades do Xcient foram já enviadas para a Suíça e a empresa revelou que planeia enviar ainda este ano, um total de 50 camiões Xcient fuel cell para entrega a clientes de frotas comerciais.

O Xcient é alimentado por um sistema fuel cell de 190 kW com duas pilhas de combustível de 95 kW. Os sete tanques de hidrogénio oferecem uma capacidade de armazenamento de aproximadamente 32.09 kg de hidrogénio.

A autonomia do Xcient é de cerca de 400 quilómetros (valor aproximado para o camião 4x2 com configuração de refrigeração enquanto opera com 34 toneladas + atrelado) com apenas uma única carga. Já o tempo de carregamento de cada camião é de aproximadamente 8 a 20 minutos.

Recorde-se que a Hyundai planeia disponibilizar um total de 1.600 unidades do novo Xcient Full Cell até 2025, refletindo o compromisso ambiental e o progresso tecnológico da marca com o intuito de reduzir as emissões de carbono através de soluções com zero emissões.

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