Novidades

Coleção única de Lotus Esprit será vendida em leilão

O Esprit é um dos modelos mais carismáticos da marca britânica, sendo que seis dos seus modelos mais especiais serão leiloados na próxima semana
Texto

A partir de dia 23 de agosto dá-se inicio a um original leilão organizado pelo The Market e que tem como protagonistas algumas edições especiais do Lotus Esprit. São seis unidades deste modelo da marca inglesa, que se destacam por pertencerem à mesma coleção privada já há algum tempo e que são verdadeiros unicórnios para quem segue a história da Lotus.

Dos seis modelos presentes em leilão começamos por destacar um Esprit S2 JPS Edition de 1978 com uma pintura negra e com detalhes dourados como não poderia deixar de ser num modelo associado à John Player Special. Já conta com quatro proprietários na sua história, mas percorreu apenas um total de 13.600 milhas, estando num estado de conservação irrepreensível. Estima-se que o seu valor possa ficar entre as 75 mil e as 100 mil libras.

O segundo modelo em destaque é um muito raro Esprit Turbo Essex S3 de 1981, pintado num original tom de azul petróleo e com o interior em vermelho Essex. Foram produzidas apenas 45 unidades deste modelo, sendo que este exemplar já teve dois proprietários e foi alvo de um restauro completo, que nem dispensou as jantes Compomotive de 15 polegadas e o autorrádio da Panasonic instalado no tejadilho. O valor previsto da sua venda deve andar entre as 105 mil e as 150 mil libras.

Passando para a década de 90, o primeiro exemplar é um Esprit Sport 300 de 1994 pintado em Racing Yellow e com o interior forrado em Alcântara num tom azul. Este inclui um certificado de proveniência da Lotus e todos os manuais originais, sendo a primeira vez que será vendido em leilão por um preço que se prevê ficar entre as 70 mil e as 120 mil libras.

Há ainda a destacar um Esprit S4 GT de 1995 de cor Brooklands Green e que é uma de apenas onze unidades produzidas. Estima-se que o valor deste fique algures entre as 35 mil e as 50 mil libras. Os dois Esprit restantes são um S4S de 1995 com a carroçaria pintada de vermelho e um imaculado V8 350S de 1999 que já passou por três proprietários, mas que faz inveja a diversos outros modelos da marca.

Segundo Tristan Judge, diretor do The Market, “ter garantido apenas uma destas edições limitadas do Lotus Esprit para venda teria sido fantástico, mas poder oferecer todas as seis da mesma coleção privada é inacreditável. É uma grande oportunidade para os aficionados desta icónica marca britânica possuírem o Lotus dos seus sonhos”.

É claro que o interesse será elevado por parte dos colecionadores, uma vez que se trata mesmo de modelos únicos e num estado de conservação incrível, mas o que seria mesmo perfeito nesta história era que todos estes seis Esprit fossem adquiridos pelo mesmo colecionador…

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias