Kia lança novos Niro e Sportage híbridos: saiba com que preços

  • Redação Autoportal
VÍDEO: O novo Kia Sportage Eco-Hybrid
Marca sul-coreana coloca no mercado apostas mais eficientes nos consumos e nas emissões

A Kia lançou em Portugal os novos Niro e Sportage híbridos com objetivos claros de poupança de combustível e redução nas emissões. Os preços de lançamento dos dois modelos também já são conhecidos.

O novo Kia Niro vem renovado na estética (com inspiração no 100% elétrico e-Niro) e também renovado nos equipamentos. Em Portugal, é agora lançado nas versões HEV (Hybrid Electric Vehicle) e PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) com preços a partir dos 30.220 euros

O novo Niro híbrido apresenta o motor GDi de 1,6 litros (injeção direta a gasolina) acompanhado por um motor elétrico e uma bateria de polímero de íões de lítio de 1,56 kWh (HEV) ou 8,9 kWh (PHEV) oferecendo uma potência combinada de 141 cv.

As patilhas no volante que comandam a caixa automática de 6 relações 6DCT (de série em

todas as versões) podem agora ser também utilizadas para regular o nível de regeneração

de energia – uma função que fica disponível automaticamente no modo de condução ECO.

As emissões de dióxido de carbono para o Niro Hybrid estão entre os 110 a 117 g/km (consoante o diâmetro das jantes), enquanto as dos Plug-in Hybrid são de 31 g/km tendo este uma autonomia em modo elétrico de 49 km.

Com um design exterior “mais sofisticado, a par de um interior com novas funcionalidades e possibilidades de configuração” – há novos acabamentos, travão de estacionamento eletrónico e câmara traseira durante a condução –, a aproximação estética ao e-Niro faz-se com os novos para-choques dianteiro e traseiro e com um novo desenho das óticas (com luzes DRL à frente) e da grelha e respetiva moldura.

O novo Niro tem três níveis de equipamento: Urban, Drive e Tech. Estes dois últimos trazem um ecrã com sistema de navegação de 10,25’’ e a versão de topo (Tech) um painel de instrumentos digital de 7’’. A nova geração introduz também de série tecnologias de auxílio à condução como os assistentes de fila de trânsito e de manutenção na faixa.

O Kia Niro Hybrid arranca nos 30.220 euros para a versão Urban com a Drive a subir aos 32.320 euros e a Tech aos 34.270 euros – as três são alvo de um desconto na campanha de lançamento de 3.700 euros.

Para o Kia Niro Plug-in Hybrid, os preços começam nos 39.450 euros para a versão Urban, com a Drive a custar 41.250 euros e a Tech a situar-se nos 42.750 euros – também as três versões são de desconto em campanha de frotas.

O novo Kia Sportage torna-se híbrido em Portugal nas duas versões diesel do modelo (de forma exclusiva e com as mesmas potências de 115 e 136 cv dos Sportage convencionais) apresentando três níveis de equipamento – Urban, Tech e GT Line – e arrancando nos 31.990 euros.

O Kia Sportage Eco-Hybrid (com caixa manual de seis velocidades e opção de automática de sete no GT Line) é animado pela motorização ‘mild-hybrid’ (semi-híbrida) de 48V, uma tecnologia que associa o bloco 1.6 CRDi diesel a um motor-gerador elétrico com bateria de 48V. Denominado MHSG (Mild-Hybrid Starter Generator), este motor e gerador elétrico substitui o alternador convencional e tem como missão assistir o motor 1.6 CRDi, resultando numa redução de 15% em emissões e de 4% nos consumos.

Não procurando aumentar a potência final, mas sim obter a mesma potência com maior eficácia (menos emissões e menos consumo), o ‘motor-gerador elétrico’ atua essencialmente nos arranques e nas subidas adicionando força e reduzindo o esforço solicitado ao motor de combustão.

Em descidas, desaceleração ou travagem a energia cinética do veículo é convertida em energia elétrica para recarregar a bateria – quando não há solicitação do acelerador, o motor de combustão desliga abaixo dos 30km/h cortando o consumo de combustível.

A gama Eco-Hybrid disponibiliza de série equipamento como o ar condicionado automático, câmara de estacionamento traseira e dispositivos como os assistentes de subidas e de travagem nas descidas, sensores de chuva e de luz, bem como sistema de monitorização de pressão dos pneus e jantes de 17 polegadas.

O nível de equipamento aumenta obviamente consoante a versão e uma das novidades nas oções está no novo sistema ‘frameless’ de 8’’ em alternativa ao ecrã tátil de 7’’. As atualizações no design exterior incluem novos para-choques dianteiros e traseiros, novo design na grelha frontal, bem como óticas dianteiras e traseiras redesenhadas, a par de novas jantes de liga leve.

O novo Kia Sportage Eco-Hybrid arranca em Portugal nos 31.990 euros para a versão Urban (115 cv), equanto a versão Tech (115 cv) custa 34.990 euros e a GT Line (136 cv) começa nos 35.240 euros. As três versões beneficiam também de um desconto de campanha de lançamento de 4.500 euros nas duas mais baixas e de 4.750 euros na GT Lne – sendo que o desconto para empresas é superior independentemente do número carros da frota.

Os Kia Niro e Sportage nas versões híbridas
  • TEMAS:
  • Kia

  • Sportage

  • Niro

Veja mais