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Suzuki Across chega em outubro e já tem preço de lançamento

Novo SUV híbrido plug-in oferece 306 cv de potência e 75 km de autonomia elétrica
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O Suzuki Across 2.5L PHEV GLX AWD chega ao mercado nacional no próximo mês com um preço de lançamento de 56.822 euros.

O SUV híbrido plug-in da Suzuki resultante da parceria com a Toyota – que já foi lançado aqui – tem uma potência combinada de 225 kW (306 cv). A aceleração dos aos 100 km/h faz-se em 6 segundos; a velocidade máxima é de 180 km/h.

Com tração integral e transmissão automática, o Across tem em modo 100% elétricos uma autonomia de 75 km rodando até à velocidade de 135 km/h.

O grupo propulsor do Suzuki Across compreende um motor a gasolina de 2,5 litros com uma potência de 185 CV e um binário de 227 Nm e dois motoros elétricos (um por eixo) alimentados por uma bateria de iões de lítio de 18 kWh – arrefecida pelo mesmo líquido que arrefece o sistema de ar condicionado e localizada sob o piso no centro do veículo: ajudando na descida do centro de gravidade, na distribuição do peso entre os eixos e na estabilidade de condução.

O motor elétrico no eixo dianteiro desenvolve uma potência de 134 kW (182 CV) e 270 Nm de binário e está direcionado principalmente para a circulação em modo totalmente elétrico. O motor elétrico traseiro oferece 40 kW (54 CV) de potência e um binário de 121 Nm e é ligado automaticamente no funcionamento em modo 4x4.

O novo Suzuki ACROSS permite selecionar um dos três modos funcionamento, EV, Auto EV/HV Charge Hold. A principal missão do motor térmico consiste em carregar a bateria e auxiliar o motor elétrico dianteiro quando se conduz a elevada velocidade.

Em condições normais de utilização, quando o condutor coloca o veículo em andamento, ativa-se por defeito o modo EV (Eletric vehicle) e apenas os motores elétricos dão energia ao veículo, mesmo em aceleração total.

Se a função Auto EV/HV estiver ativada, a gestão eletrónica do motor decide, de forma autónoma, como utilizar todo o conjunto mecânico, de acordo com as necessidades do condutor.

O modo Charge Hold preserva a carga da bateria para utilizar posteriormente e otimiza a regeneração de energia, ao levantar o pé do acelerador, para recarregar a bateria.

Os programas de condução do novo SUV da Suzuki são quatro: Eco, Normal, Sport e Trail. No equipamento interior destacam-se o volante multifunções, o ecrã central tátil de 9’’, os bancos de ar desportivo em pele, com regulação elétrica para o condutor.

Nos sistemas de ajuda à condução ganham relevo o alerta de pré-colisão, o reconhecimento de sinais de trânsito, o assistente de manutenção na faixa, o controlo de velocidade dinâmico, o alerta de tráfego posterior, ou a deteção de ângulo morto.

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