Novidades

Tecnologia de luxo no segmento C: está revelado o novo DS 4

Novo DS 4 vai chegar ao mercado no quarto trimestre de 2021
Texto

DS revelou o seu novo modelo para o segmento C ‘premium', o DS 4, é o quarto modelo da gama, que chega com um sedã luxuoso, com inspiração de um SUV compacto e uma nova geração de design de vanguarda e tecnologia.

O novo DS 4 tem por base a nova versão da plataforma EMP2 da PSA cujo desenvolvimento melhora a aerodinâmica, reduz peso e aumenta espaço na composição dos seus elementos mais compactos, assim como reforça não só a segurança como o conforto e a dinâmica de condução com uma suspensão redesenhada.

O novo modelo da DS apresenta-se com uma largura de 1,83 metros, um comprimento compacto de 4,40 metros e uma altura de telhado de 1,47 metros, o que lhe confere uma imagem imponente.

A frente é caracterizada por uma nova assinatura luminosa, onde se destacam faróis de projetor muito finos dotados do DS Matrix LED Vision que combina iluminação de matriz e direcional.

Estes faróis são complementados por luzes diurnas compostas por duas linhas de LEDs em cada lado (98 LEDs no total). Por seu lado as DS Wings ligam os faróis à grelha e dependendo da versão, esta é composta por duas partes com motivos diamantados, em tamanhos graduados, que se destacam numa grelha tridimensional, enquanto o capô longo transmite uma aparência dinâmica à silhueta.

No perfil destaque para as maçanetas embutidas e para as superfícies esculpidas nas laterais, que transmitem uma imagem musculada deste novo DS4, para a qual contribuiem as jantes de 20 polegadas com inserções aerodinâmicas.

Já traseira é marcada por um tejadilho longo que se prolonga para baixo até ao óculo traseiro particularmente inclinado, com película de esmalte. Os guarda-lamas revelam volume generoso, com curvas e arestas vivas na carroçaria que destacam o pilar C, este marcado por um apontamento em preto brilhante, com o emblema DS Automobiles.

A secção traseira apresenta ainda uma assinatura luminosa de nova geração, com um efeito escamado progressivo, gravado a laser.

Já o interior do novo DS4 apresenta uma imagem fluida, digital e ergonómica, onde se destaca a integração intuitiva de cada elemento, tanto em função como em estilo.

Existe uma nova distribuição de comandos, agrupados em três zonas de interação, para facilitar a experiência de utilização.

Desta forma a secção em forma de sabre no tabliê agrupa os controlos do ar condicionado e o DS AIR: as saídas de ar invisíveis.

Já os comandos dos vidros estão alinhados com os ventiladores laterais integrados nas portas, enquanto conjunto DS Smart Touch, um touchscreen de 5 polegadas com ligação ao DS Iris System, e o DS E-Toggle, um comando compacto da caixa de velocidades automática, está situado na consola central.

O conforto interior é enriquecido com um novo sistema de infoentretenimento com controlos por voz e por gestos e um sistema de ventilação que passa despercebido na estética do cockpit sem perder a eficácia e interferir com o design.

A imagem de requinte e tecnologia é ainda reforçada pela utilização combinada de diversos materiais, como diferentes tipos de couro, Alcantara, carbono forjado, madeira e novas técnicas de confeção.

Os bancos, que podem integrar ventilação e função de massagem nas versões em couro, possuem uma nova morfologia e a sua conceção inspira-se numa concha que cria uma zona de conforto formada numa única peça, curvilínea e sem separações.

A DS fez saber que o seu novo modelo 95 por cento de materiais reutilizáveis e 85 por cento de peças recicláveis, pelo que 30 por cento do seu peso total é composto de materiais renováveis ou reciclados, divididos entre metais e polímeros. Na sua secção não visível, o tabliê é maioritariamente composto de cânhamo (20 por cento).

Em matéria de motorizações, o DS4 vai chegar com uma ampla oferta com destaque para a nova geração de grupos propulsores plug-in combinando um motor de 4 cilindros com 180 cv de potência com um motor elétrico de 110 cv integrado na transmissão automática de oito velocidades e-EAT8, para uma potência combinada de 225 cv.

Esta combinação é alimentada por uma nova bateria mais eficiente e oferecendo uma autonomia superior a 50 quilómetros em modo elétrico zero emissões (ciclo combinado WLTP).

O DS 4 será também proposto em versões a gasolina PureTech de 130, 180 e 225 cv e uma versão turbodiesel BlueHDi de 130 cv. Todos os motores possuem transmissões automáticas de oito velocidades.

Em matéria de ajudas à condução e sistemas de segurança, o novo DS4 está recheado de soluções, com destaque para o DS Drive Assist 2.0 que é evolução do sistema de condução semiautónoma de nível 2 da marca, que introduz no leque de assistentes o controlo de velocidade em curva (reduzindo o andamento se considerar necessário), ultrapassagens semiautónomas por ‘sugestão’ do carro ou a antecipação da velocidade recomendada de acordo com a sinalização.

Uma gama extensa de radares e sensores contribui para toda esta inteligência artificial do DS 4 presente no DS Active Scan Suspension detetando e antecipando as irregularidades do piso para controlar cada uma das rodas de forma independente endurecendo ou aliviando a suspensão conforme for requerido.

Para além disso, este novo modelo conta igualmente com o já conhecido sistema Night Vison da marca (com deteção até 200 metros de pessoas ou animais a partir do momento em que a luz do dia vai desaparecendo) juntam-se faróis Matrix LED adaptativos e um ‘head up display’ com marca DS Extended – projetando as indicações na estrada numa perspetiva de 4 metros para lá do para-brisas a bem do foco do olhar do condutor.

Nota ainda para a o sistema de som Focal de 690 watts, e uma realidade aumentada para o head-up display com 21 polegadas.

O novo modelo da marca francesa vai chegar ao mercado no quarto trimestre de 2021 com três versões, DS4, DS 4 Cross e DS 4 Performance Line, que vão estar disponíveis com sete cores de carroçaria, incluindo dois novos tons, Ouro Cuivré, Cinzento Laqué, a que se juntam às restantes cores: Branco Perlé, Cinzento Platinium, Vermelho Velvet, Branco Branquise e Preto Perla Nera.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano