Novo RAV4 já chegou: versões e preços do herói da nova era Toyota

  • Pedro Calhau
VÍDEO: Robusto e preciso: o novo Toyota RAV4 Híbrido
Quinta geração do SUV da fabricante japonesa foi apresentado a Portugal

O novo Toyota RAV4 Híbrido já chegou a Portugal. Este é o novo herói da nova era Toyota, uma era sem diesel e com os híbridos a ganharem cada vez mais terreno. A quinta geração do SUV representa também ela uma nova era no modelo juntando como princípios a economia, o conforto, a versatilidade e a fiabilidade.

Quatro gerações e 25 anos depois como Recreational Active Vehichle, o novo RAV4 torna-se um Robust Accurate Vehicle para os próximos 25. Na base desta transformação está a primeira utilização num SUV da nova plataforma TNGA («Toyota New Global Architecture») GA-K fundindo robustez e precisão – num exemplo, a robustez de um espaçoso habitáculo com a precisão da ergonomia interior.

A plataforma GA-K (com todos os componentes mais leves) montada mais perto do piso para um centro de gravidade o mais baixo possível redefine o design por dentro e por fora para melhor desempenho de segurança e de conforto e, ao mesmo tempo, do prazer na condução, melhorada com um aumento de 57% na rigidez do chassi. A distribuição ideal de peso é quase perfeita: 59:41 de frente para trás.

O novo RAV4 que agora chega ao mercado português (ainda apenas na versão de duas rodas motrizes) vem com uma aparência exterior poderosa e atlética sob o mote dos polígonos («Cross Octagon») no design que se mantém fiel à sobriedade da Toyota no habitáculo espaçoso e com materiais de boa qualidade observados nas versões Square e Lounge que estiveram presentes na apresentação nacional do SUV, na região de Castelo de Paiva.

A redução das projeções dianteira e traseira da carroçaria num total de 35 mm (-5 mm à frente e -30 mm atrás) permitiu que o novo RAV4 seja 5 mm mais curto (4600 mm) mantendo a manobrabilidade, mas com um habitáculo mais espaçoso com o aumento da distância entre-eixos em 30 mm (2690 mm). A distância para o solo subiu 15 mm.

A largura total cresceu em 10 mm (1855 mm) e as vias dianteira e traseira foram aumentadas dando-lhe um ar mais amplo ao mesmo tempo que a altura total foi reduzida em 10 mm. A bagageira de abertura elétrica (de piso plano e aumentada em 60 mm) subiu a capacidade para os 580 litros (mais 79 do que a anterior geração) com todos os bancos na sua posição – os traseiros podem depois ser rebatidos em 60:40.

A nova plataforma permite um capô mais baixo 15 mm adicionando 2 graus ao campo de visão do condutor, reposicionando os retrovisores exteriores, com os pilares A agora mais finos. Novos cursos de ajuste no banco do condutor e no volante, reposicionamento dos pedais e apoios para os braços garantem uma posição ideal de condução alargada a mais corpos.

Com a propulsão eletrificada “self charging hybrid”, o motor híbrido de quarta geração da Toyota estreia-se no novo RAV4. O motor Hybrid Dynamic Force de 2.5 litros de 4 cilindros em linha com injeção direta e indireta torna o novo RAV4 o mais potente de sempre com mais 23 cv em relação à geração a anterior.

O SUV de duas rodas motrizes tem uma potência combinada de 218 cv (e o de tração integral AWD-i tem 222 cv). Com o novo bloco de curso longo (com o curso dos cilindros superior ao seu diâmetro) aumentou-se a taxa de compressão O novo RAV4 acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,4s e tem uma taxa de emissões de CO2 de 128 g/km (no ciclo WLTP – de 126 g/km na versão Active).

O Toyota RAV4 AWD-i recebe um motor elétrico traseiro independente. O sistema elétrico AWD-i otimiza automaticamente a relação de binário de acordo com as condições de condução podendo o condutor mudar do modo Normal para Eco ou Sport. Da 4.ª para a 5.ª geração, o binário às rodas traseiras aumenta de até 60% para até 80%.

O RAV4 Híbrido de tração integral introduz um novo diferencial autoblocante automático – que a Toyota designou Modo Trail – impedindo que o veículo possa ficar imobilizado numa aventura off-road se uma roda motriz perder contacto com o solo em terrenos muito irregulares. Com o modo Trail, a roda que está a girar livremente e sem aderência pode ser travada e o binário direcionado para a roda que tem tração.

A segunda geração do Toyota Safety Sense faz também a sua estreia no novo RAV4 sendo de série em todas as versões incluindo as atualizações do Sistema de Pré-colisão com deteção de peões, Cruise Control adaptativo inteligente, Aviso de Saída de Faixa de Rodagem com Assistência de Direção e Luzes de Máximos Automáticas. Além disso, conta com Assistência à Condução Inteligente, que fornece um apoio mais avançado ao condutor.

A versão Active é a única com jantes de 17’’ – todas as outras são de 18’’ –, pretas no Square e no Lounge (topo de gama) com o tejadilho também preto e os Interiores estilo desportivo com detalhes em azul.

A Toyota estreia também no RAV4 Híbrido o espelho retrovisor digital nas versões Exclusive e Lounge, que cumpre as funções convencionais e pode ser utilizado como monitor com visão mais alargada apresentando imagens em tempo real a partir de uma câmara de alta definição com uma função de zoom.

No topo de gama, o Monitor de Vista Panorâmica dá ao condutor uma vista de 360º em tempo real da área imediatamente ao redor do veículo, incluindo uma perspetiva de cima (“olho de pássaro”), o sistema de áudio tem uma arquitetura JBL de nove altifalantes e há carregador sem fios. Desde a versão base, são três portas USB à frente e duas atrás e ecrãs TFT a cores a partir das 4.2’’ e Toyota Touch 2 de 7’’.

O novo Toyota RAV4 Híbrido de duas rodas motrizes é um veículo de Classe 1 nas portagens quando associado à Via Verde. Com a segurança, a dinâmica da condução (cuja boa inserção em curva pôde perfeitamente ser comprovada na EN 222) e a eficiência energética como regras, o novo herói da Toyota chegou ao mercado nacional. A versão 4x4 vem em março. Mas já são conhecidos todos os preços.

Totoya RAV4 Hybrid Active: 38.790 €

Totoya RAV4 Hybrid Comfort: 41.390 €

Totoya RAV4 Hybrid Square Collection: 44.590 €

Totoya RAV4 Hybrid Exclusive: 46.590 €

Totoya RAV4 Hybrid Lounge: 49.590 €

Totoya RAV4 Hybrid AWD-i Comfort: 44.590 €

Totoya RAV4 Hybrid AWD-i Square Collection: 47.790 €

Totoya RAV4 Hybrid AWD-i Exclusive: 49.790 €

Totoya RAV4 Hybrid AWD-i Lounge: 52.790 €

O novo Toyota RAV4 Híbrido
  • TEMAS:
  • Toyota

  • RAV4

  • Hibrido

Veja mais