Toyota Yaris: quem te viu e quem te vê

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Toyota Yaris 2020 é híbrido e totalmente novo
Novo citadino está mais eficiente, tecnológico e dinâmico

A Toyota não perde tempo e revelou agora o seu novo Yaris, o modelo da marca nipónica mais vendido na Europa.

Revelando uma forte aposta neste citadino, a Toyota marca a diferença no seu Yaris de 2020, dotando este pequeno modelo de uma imagem mais moderna e sofisticada.

A Toyota reduziu o comprimento total da Yaris em 5 mm, mas ao mesmo tempo aumentou a distância entre eixos em 50 mm, garantindo que o carro seja ágil e manobrável na condução e ao estacionar na cidade, mantendo o espaço interior e proporcionando um interior confortável.

Recorrendo à plataforma GA-B, a marca nipónica conseguiu uma redução de 40 mm na altura total, mas o espaço livre não foi comprometido, pois o condutor e passageiros estão sentados mais próximos do solo.

A altura reduzida do capot contribui para uma melhor visão do condutor. A adição de 50 mm à largura do carro gera mais espaço na frente e na traseira, enquanto o aumento da largura das vias dianteira e traseira aumentam a aparência mais larga e mais baixa da nova geração Yaris.

O interior deste novo Yaris, surge bem diferente do anterior modelo, mais espaçoso para condutor e passageiro da frente. Os materiais de qualidade incluem um acabamento de feltro inovador para os painéis das portas e, pela primeira vez num Yaris, um painel de instrumentos de toque suave para proporcionar um habitáculo mais acolhedor.

O design do cockpit foi desenvolvido em torno do conceito 'mãos no volante, olhos na estrada'. Desta forma as informações são apresentadas de forma clara e direta ao condutor a partir de três fontes interligadas: o ecrã central Toyota Touch, um ecrã TFT multi-informações no painel de instrumentos e um “head-up display” de 10 polegadas.

O head-up display ajuda o condutor a concentrar-se na condução com o mínimo de distração e para isso projeta as principais informações, como avisos de navegação e limites de velocidade no para-brisa, dentro do campo de visão do condutor.

O novo Yaris pode ser equipado com outros recursos de conveniência de alta tecnologia, como um carregador sem fios, um volante aquecido e iluminação especial em torno do cockpit do condutor, o design ergonómico torna os comandos intuitivos de localizar e usar, enquanto o painel em si é mais fino e está mais baixo, com uma consola central mais ampla e mais alta.

A Toyota não tem duvidas de que o novo Yaris é o compacto urbano mais seguro do mundo e por isso apresenta avanços significativos nos sistemas de segurança ativos e passivos, onde se inclui cruise control adaptativo inteligente e alerta de desvio faixa inteligente, que podemos encontrar em modelos Toyota recentemente lançados, como o Corolla. Estes sistemas são de série em todos os novos Yaris.

Além dos sistemas avançados de assistência ao condutor, o novo Yaris foi desenvolvido para obter a melhor proteção dos ocupantes e por isso conta um airbag central, programado para ser ativado em caso de impactos laterais.

Já em matéria de motorizações o novo Yaris vai estar disponível com três blocos a gasolina: 1.0 litros com caixa manual de cinco velocidades, o 1.5 litros e a versão híbrida, também com motor a gasolina.

A nova tecnologia híbrida de quarta geração da Toyota faz a sua estreia na principal motorização do novo Yaris. Este sistema apresenta o novo motor a gasolina 1.5 de três cilindros em ciclo de Atkinson, com regulagem variável de válvulas.

Assim como nos motores equivalentes de quatro cilindros de 2.0 e 2.5L, beneficia de medidas específicas para reduzir o atrito interno e as perdas mecânicas e otimizar o desempenho da combustão.

Como resultado, alcança uma eficiência térmica de 40%, superior aos motores a diesel típicos, ajudando a garantir uma melhoria de mais de 20% na economia de combustível e nas emissões de CO2 do Yaris. Ao mesmo tempo, a potência do sistema foi aumentada em 15% e a entrega de energia refinada para proporcionar uma sensação natural e confiante. 

O sistema também adota uma nova bateria híbrida de iões de lítio, que permite um aumento na entrega da potência e uma aceleração mais rápida do veículo. Além de mais poderosa, a nova bateria é 27% mais leve que a bateria de hidretos metálicos de níquel que substitui. 

O novo Toyota Yaris está previsto chegar ao mercado nacional no segundo semestre de 2020.

Nova geração do Toyota Yaris feita a pensar na vida urbana
  • TEMAS:
  • Toyota

  • Yaris

  • Híbrido

Veja mais