Panda e 500 estreiam a nova tecnologia híbrida da Fiat em março | AUTOPORTAL
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Panda e 500 estreiam a nova tecnologia híbrida da Fiat em março

  • Redação Autoportal
Fiat 500 e Panda tornam-se híbridos
Fiat 500 e Fiat Panda tornam-se híbridos
Citadinos introduzem motorização e interior mais amigos do ambiente

A Fiat anunciou a estreia da tecnologia híbrida nos seus modelos nos citadinos 500 e Panda. Os novos Fiat 500 Hybrid e Fiat Panda Hybrid podem ser encomendados no mercado nacional a partir de março numa única série especial exclusiva designada ‘Launch Edition’ que estreará a nova motorização a gasolina ‘mild hybrid’.

Esta tecnologia semi-híbrida alia o recente motor de 3 cilindros de 1 litro e 70 cv (51 kW) e 92 Nm da família FireFly a um motor elétrico BSG (Belt-integrated Starter Generator) de 12 volts – que procede à regeneração da energia em travagem e desaceleração – e a uma bateria de lítio de 11 Ah.

A unidade de propulsão ‘mild hybrid’ do Panda e do 500 Hybrid Launch Edition é acoplada a uma evoluída versão da transmissão manual de 6 velocidades C514 (caixa de velocidades transversal, tração dianteira).

A Fiat frisa que, em comparação com o 1.2 Fire de 69 cv, a versão ‘mild hybrid’ otimiza a eficiência energética reduzindo as emissões de CO2, sem prejudicar as performances e assegura o conforto de utilização, graças ao sistema BSG, proporcionando reignições do motor de combustão interna silenciosas e sem vibrações em modalidade Stop&Start.

Esta tecnologia permite desligar o motor de combustão interna a velocidades inferiores a 30 km/h simplesmente mudando a alavanca de velocidades para ponto morto (o painel de instrumentos, que exibe informação sobre o sistema híbrido aconselha o condutor sobre o momento mais adequado). Em modo de movimento por inércia, a bateria de lítio alimenta todas as funções.

A série especial dos dois modelos pode ser reconhecida pela inscrição "Hybrid" na traseira e pelo logótipo "H" formado por duas gotas de orvalho. No interior, o revestimento dos bancos é fiel à filosofia de sustentabilidade de todo o projeto com estofos fabricados com ‘Fio Sequal’ cuja tecelagem dá origem a um material especial derivado de plástico reciclado - 10% do qual proveniente do fundo do mar e 90% de origem terrestre.

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