Novidades

Essenza SCV12: o Lamborghini V12 mais potente de sempre

Hipercarro para pista e para apenas 40 clientes particulares
Texto

A Lamborghini revelou nesta quarta-feira o seu V12 mais potente de sempre. O Lamborghini Essenza SCV12 de 830cv de potência é um hipercarro para pista que será produzido num total de apenas 40 unidades para clientes que possam desfrutar deste prazer.

Desenvolvido pela Lamborghini Squadra Corse e desenhado pelo Lamborghini Centro Stile, o Essenza SCV12 combina o motor V12 aspirado mais poderoso alguma vez desenvolvido pela marca com uma aerodinâmica inspirada em protótipos de competição.

A potência de 830 cv é transmitida às rodas traseiras por uma nova caixa de 6 velocidades sequencial X-trac, que é um elemento estrutural do chassi monocoque em fibra de carbono que dispensa ‘roll cage’; não deixando de ser um GT respeitando as regras de segurança da FIA para protótipos.

O Lamborghini Essenza SCV12 com uma relação potência/peso de 1,66 cv/kg recorre a soluções dos protótipos de competição como a suspensão traseira ‘pushrod’ (mais deslocada para perto do centro de gravidade – que baixa – distribuindo melhor o peso), bem como a pneus Pirelli montados em jantes de magnésio (19’’ à frente e 20’’ atrás), discos e pinças de travões Brembo e tubos de escape Capristo que reduzem a pressão traseira.

Este hipercarro consegue um nível de pressão aerodinâmica superior ao de um GT3 registando um ‘downforce’ de 1.200 kg aos 250 km/h. Feito para a pista, o Essenza SCV12 tem uma carroçaria de apenas três elementos para mais fácil (rápida) troca. O volante com ecrã é inspirado na Fórmula 1.

Os 40 clientes que comprarem o Lamborghini Essenza SCV12 farão parte de um exclusivo clube com base em Sant’Agata Bolognese para assistir os carros e com programas que os levarão a vários circuitos de Grau 1 homologados pela FIA. Este calendário de pista começará em 2021 com assistência da Squadra Corse e apoio do antigo piloto Emanuele Pirro

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente