Novidades

Novo Recorde: Czinger 21C supera volta mais rápida de McLaren Senna em Laguna Seca

Hipercarro americano com o piloto Joel Miller ao volante retira dois segundos ao recorde de volta mais rápida em Laguna Seca e fixa em 1:25.44
Texto

O circuito americano de Laguna Seca tem um novo recordista que dá pelo nome de Czinger 21C. Trata-se do hiperdesportivo saído da fábrica da Czinger, localizada em Los Angeles, California, propriedade do empreendedor americano Kevin Czinger, que se dedica ao fabrico e montagem de desportivos de alta performance homologados para a condução em estrada.

Antes de entrar em produção, o Czinger 21C tem programada uma série de testes em pista, como o que recentemente teve lugar no WeatherTech Laguna Seca Raceway. Com o piloto Joel Miller ao volante, o Czinger 21C conseguiu completar uma volta em 1:25.44 (tempo verificado com tecnologia multi-GPS), batendo assim em dois segundos o recorde anterior estabelecido por um McLaren Senna (1:27.62).

O teste decorreu sob condições atmosféricas ideais, num dia de céu limpo, com o vento a soprar a uma velocidade de cerca de 15 km/h. O 21C estava equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup2R, aptos para o uso em estrada, e chegou a bater o recorde da pista em duas outras voltas, com tempos de 1:27.4 e 1:26.6.

"Criar e construir um novo automóvel não é tarefa fácil e este grupo construiu um carro muito rápido", afirmou Joel Miller, referindo-se à equipa que esteve por trás do desenvolvimento do Czinger 21C. "Só lhes posso agradecer por me terem convidado para ser o piloto durante a fase de testes e de registo de voltas. Quando conduzimos o carro sente-se que tem alma de um verdadeiro desportivo. É possível sentir tudo o que está a acontecer através do volante. O que o conjunto mecânica-motor é capaz de fazer é absolutamente estonteante”, completou o piloto, entusiasmado com o novo recorde que tinha acabado de estabelecer.

O Czinger 21C foi totalmente desenvolvido pelo fabricante americano, com recurso a engenharia computacional através de inteligência artificial, por forma a otimizar o peso e desempenho de cada componente. O resultado é uma relação de peso-potência de 1:1.

O 21C tem um peso de 1240 kg (condutor e passageiro sentam-se ambos em posição central) e 1250 cv de potência obtidos a partir de uma motorização híbrida, composta por um V8 biturbo de 2,88 litros e uma unidade elétrica de 800V (dois motores para cada uma das rodas dianteiras) com sistema de regeneração de energia. A tração é integral e a caixa é sequencial de 7 velocidades.

Ao nível das prestações, a nova máquina da Czinger precisa de apenas 8,5 segundos para atingir os 300 Km/h e anuncia uma velocidade máxima de 452 Km/h. A produção será limitada a 80 unidades.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano