Novidades

Von Koenigsegg conta o segredo do seu sucesso... e olhe que não é fácil

Christian von Koenigsegg construiu uma marca de hipecarros venerada, mas deu-lhe muito trabalho
Texto
Christian von Koenigsegg (Associated Press)
Christian von Koenigsegg (Associated Press)

Christian von Koenigsegg é um fabricante de hipercarros cheio de sucesso. Os seus modelos muito exclusivos estão sempre esgotados nas poucas unidades de milhões de euros que estão vendidas ainda antes de serem produzidas.

O construtor sueco não teve sempre vida fácil, porém, pois, como contou numa entrevista ao «Apex.One» poucos acreditaram nele para além dele próprio.

Mas essa perseverança de que se lançou “sozinho” nesse caminho, é um dos segredos do seu sucesso: “Tinha 22 anos quando comecei e tinha o sonho de começar a minha fabricante de carros.”

Von Koenigsegg passou meia vida a trabalhar “para ser líder na indústria dos hipercarros”. A sua marca tem tem 22 a 23 anos de existência fazendo carros há 15 ou 16 anos, que jásomam 150 unidades, numa média de 10 por ano.

O crescimento tem passado das 40 a 50 pessoas na Koenigsegg há seis ou sete anos para as atuais 150 indo chegar às 200 no final do ano.

“Perguntam-me frequentemente como fez, qual é o segredo? Não há, claro, qualquer segredo. É sobretudo muito trabalho. Soa a aborrecido, mas é maioritariamente muito trabalho.”

Christian Von Koenigsegg não deixa, contudo de deixar de dar os seus conselhos para que não haja segredo algum e que o muito trabalho possa desenrolar-se.

“Continuar focado, claro, não desistir quando é muito difícil e negro – é quando se deve continuar a andar mesmo que seja doloroso e pareça impossível e o corpo diz para parar. Mas é aí que deve continuar-se a trabalhar e a forçar. Se não, não há hipótese, pelo menos se se quer fazer algo tão complicado como isto. (...) Continuar focado quando parece impossível, manter os dois pés no chão, permanecer realista, mas com os olhos no céu para manter o sonho e a ambição – e isso também é muito difícil: manter a tração sem perder a ambição. É preciso os dois ao mesmo tempo e isso também é difícil.”

Aqui fica a entrevista ao «Apex.One (feita em 2018 e partilhada agora no YouTube):

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano