Novidades

Gordon Murray revela a primeira imagem do T.50

Novo hiperdesportivo com 700 CV vai chegar em 2022 e custa mais de dois milhões de euros
Texto
T.50
T.50

A Gordon Murray Automotive (GMA) está a criar um hiperdesportivo que vai contar com o apoio da equipa de Fórmula 1 da Racing Point.

O T.50 é um modelo de aerodinâmica avançada, bem ao jeito de Gordon Murray que foi um engenheiro com um papel determinante no período de ouro da equipa da Brabham na Fórmula e o pai do McLaren F1.

Com três lugares e posição central de condução, este hiperdesportivo está a afinar sua aerodinâmica no túnel de vento da Racing Point em Silverstone.

A primeira imagem oficial do T.50 surgiu agora, antes da apresentação mundial que terá lugar no próximo ano e mostra as linhas do novo bólide de Gordon Murray, que será construído em fibra de carbono.

A Gordon Murray Automotive já fez saber que o T.50 conta com um motor Cosworth V12, feito à medida e capaz de trabalhar às 12.100rpm e que está dotado de seis modos aerodinâmicos diferentes que otimizam o carro para cenários distintos de forma a equilibrar a tração e o seu desempenho total.

O modo mais desportivo, Vmax Mode, permite ao T.50 alcançar 700 CV de potência, que fazem deste T.50, o carro de estrada mais veloz de sempre.

Este hiperdesportivo conta com uma caixa manual de seis velocidades fornecida pela Xtrac e está dotado de tecnologia de 48 volts para que possa mover a enorme ventoinha que se encontra na traseira do carro, que tem como função ajudar ao efeito de solo.

O selector Auto optimiza o uso do ventilador, associado ao spoiler traseiro e aos difusores colocados na parte inferior da carroçaria que permite na função Brake abrir os spoilers e accionar o ventilador, de forma a aumentar a estabilidade a alta velocidade .

A suspensão é de triângulos sobrepostos nos dois eixos e tem capacidade para baixar ou levantar o carro consoante a definição aerodinâmica, mas sem utilização de eletrónica. Já as jantes são de 19 polegadas e os travões são de carbono cerâmica.

A Gordon Murray Automotive vai construir apenas 100 unidades deste modelo, que tem um peso de 980 kg, e que diz apresentar a maior velocidade de todos os tempos de um carro de produção.

A apresentação mundial do T.50 está prevista para maio de 2020 e as primeiras unidades vão chegar aos clientes em janeiro de 2022.

A Gordon Murray Automotive  já fez saber que este modelo exclusivo vai ter um preço de mais de dois milhões de libras, 2.379.000 euros, antes de impostos

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano