Novidades

Vídeo: SSC Tuatara é o carro mais rápido do mundo

Hiperdesportivo norte-americano alcançou uma velocidade média de 508,73 km/h
Texto

SSC Tuatara alcançou um novo recorde de velocidade máxima para um carro de produção, depois atingir uma velocidade média de 508,73 km/h (316.11 mph).

O recorde foi alcançado numa estrada fechada do Nevada nos Estados Unidos, onde o hiperdesportivo americano com 1750 cv de potência, bateu o recorde que pertencia ao Koenigsegg Agera RS com pico máximo de 447 km/h.

Ao volante do modelo de produção do SSC Tuatara, equipado com pneus de estrada e combustível tradicional, esteve Oliver Webb, piloto profissional, que conseguiu um alcançar máximo de 484,53 km/h numa primeira tentativa num sentido e uns impressionante 532,93 km/h no sentido oposto, em menos de uma hora, o que segundo as regras perfaz a média 508,73 km/h que constitui o novo recorde.

Além deste novo recorde, o SSC Tuatara tornou-se ainda no carro de produção mais rápido a percorrer uma milha em via pública a uma velocidade de 503,92 km/h, e a percorrer um quilómetro mais rápido a 517,16 km/h.

Recorde-se que este hiperdesportivo SSC Tuatara conta com um motor central V8 5.9 litros biturbo, que produz 1.750 cv de potência caso utilize uma mistura E85 (Bioetanol), e no caso de utilizar gasolina de 91 octanas produz uma potência de 1,350 cv.

O modelo da SSC North America, conta com uma transmissão manual robotizada de sete velocidades, que tem como missão direcionar toda a potência para o eixo traseiro.

Com um peso de 1.247 kg e tem um coeficiente aerodinâmico de 0,279, inferior aos do Bugatti Chiron, Koenigsegg Agera ou Hennessey Venom F5.

Para além disso este hiperdesportivo dispõe ainda de vários programas de condução, como o Normal ou o Sport, para vários níveis de agressividade e de afinação, desde a suspensão à sensibilidade do acelerador.

O «Top Gear» registou em vídeo o recorde de velocidade de velocidade máxima alcançado pelo novo SSC Tuatara.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida