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Mazda altera linha de produção para flexibilizar introdução de novos modelos

Construtor adotou um sistema de estruturas móveis sobre rodas para melhor responder às necessidades de produção futuras, nomeadamente de elétricos
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Focada em aumentar a sua oferta de módulos SUV e de veículos com motorização eletrificada, a Mazda procedeu à modernização de uma das suas linhas de montagem em nome da flexibilização da produção. Na sua fábrica de Hofu, no sudoeste do Japão, onde atualmente são construídos os modelos 6 e CX-5, a linha de produção H2 foi atualizada de modo a permitir ao construtor ajustar a sua produção mais facilmente a novos modelos.

Veículos com plataformas de diferentes dimensões, motorizações (combustão interna ou elétrica) e disposições mecânicas (longitudinais ou transversais) passam a poder ser fabricados nesta mesma linha, o que representa um importante passo para o cumprimento dos planos da Mazda no âmbito da sua estratégia multi-soluções.

A linha H2 passa a contar com um sistema transversal composto por estruturas móveis sobre rodas (designados como “dollies”), o que significa que deixam de existir tapetes de transporte ou sistemas em suspensão. Na prática, os veículos são colocados sobre plataformas de paletes niveladas com o piso movimentando-se sobre essas “dollies”. E uma vez que, face a um sistema fixo tradicional estas podem ser organizadas e dispostas de uma forma mais flexível, passa a ser mais fácil e rápida qualquer alteração introduzida na linha de produção; nomeadamente quando é necessário aumentar a capacidade através da adição de mais secções.

Outra das vantagens obtidas pela remodelação desta linha de produção é o facto de os trabalhadores se poderem movimentar de forma mais livre pelas plataformas. Com facilidade, estes acompanham a integração do conjunto motor/suspensão traseira ou, tratando-se de um veículo elétrico, das baterias, que lhes são trazidas por dois Veículos Guiados Automatizados (AGV na sigla em inglês).

“Ao introduzirmos a linha de módulos flexíveis, em vez de repetirmos o processo de ‘velho por novo’ sempre que um novo modelo é introduzido na linha, a única parte que precisamos de alterar é o modo de fixação das peças”, explica Takeshi Mukai, ‘senior managing executive officer’ da Mazda Motor Corporation.

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