Novidades

Ford Kuga estreia tecnologia de tração com inteligência artificial  

Novo sistema de tração contribuiu para uma maior eficiência de combustível
Texto
Ford Kuga Plug-in Hybrid
Ford Kuga Plug-in Hybrid

A Ford anunciou que a nova gama Kuga, incluindo a versão híbrida, está dotada da nova tecnologia “AWD Disconnect”, que utiliza a inteligência artificial para gerir a tração do veículo.

A nova tecnologia desliga o sistema de tração integral inteligente do Kuga em condições de condução favoráveis para uma eficiência de combustível ainda maior e pode voltar a ligar-se rapidamente quando o condutor necessita de maior aderência.

"A tração integral não é apenas para quando conduzimos fora de estrada. A tração extra pode tornar as viagens mais tranquilas, seguras e menos stressantes para os condutores, particularmente em condições de inverno", revelou Glen Goold, engenheiro chefe do programa Kuga.

Este novo sistema funciona através de sensores que monitorizam continuamente quais as rodas com melhor tração na superfície da estrada.

A potência do motor do Kuga híbrido é distribuída sem problemas entre as rodas dianteiras e traseiras para uma forma suave, com ajustes que podem demorar menos de 20 milissegundos.

Em situações em que as rodas dianteiras não têm tração, o sistema pode mesmo enviar 100 por cento da potência para as rodas traseiras.

A Ford fez saber que o sistema de desconexão AWD, utiliza um cérebro eletrónico dedicado e um algoritmo de ‘lógica difusa’ para determinar se a energia para as rodas traseiras pode ser completamente desconectada nas circunstâncias existentes, por exemplo, quando a circulação é realizada em autoestrada em condições quentes e secas.

Nessa situação a tração dianteira do Kuga Hybrid é temporariamente acionada para uma eficiência de combustível ainda maior.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente