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Peugeot arranca produção em série de modelos a hidrogénio com o e-Expert

Furgão compacto oferece autonomia de 400 km
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A Peugeot anunciou o arranque da produção em série de modelos elétricos alimentados a célula de combustível a hidrogénio com o furgão compacto e-Expert Hydrogen.

O sistema ‘mid power’ elétrico plug-in específico da Stellantis proporciona ao furgão Peugeot duas fontes de alimentação: a célula de combustível a hidrogénio que produz a eletricidade necessária para a propulsão do veículo nas longas distâncias; uma bateria de alta tensão de iões de lítio com uma capacidade de 10,5 kWh que também alimenta o motor em certas fases da condução tendo em conta o desempenho.

O motor elétrico de ímanes permanentes tem uma potência máxima de 100 kW (130 cv) e um binário imediato de 260 Nm de binário máximo. Com um sistema de três reservatórios de hidrogénio cujo abastecimento total demora apenas 3 minutos, o e-Expert Hydrogen aponta a uma autonomia de 400 km (em fase de homologação).

O recarregamento da bateria de alta tensão (responsável por 50 km da autonomia) com o carregador trifásico embarcado de 11 kW permite três tempos de carregamento completo: menos de uma hora através de uma Wall Box 11 kW (32A); 3 horas através de uma tomada reforçada (16A); 6 horas através de uma tomada standard (8A).

Peugeot e-Expert 100% elétrico tem autonomia até 300 km

O Peugeot e-Expert Hydrogen tem dois comprimentos: Standard (4,95 m) e Longo (5,30 m). A localização dos reservatórios de hidrogénio (de 4,4k kg de capacidade total) debaixo do piso permite manter o volume de carga idêntico ao das versões com motor Diesel ou elétricas alimentadas a bateria. O volume útil máximo é de 6,1 m3, a carga útil máxima é de 1.100 kg e a capacidade de reboque máxima é de 1000 kg.

Entre o equipamento contam-se dispositivos como o travão de estacionamento elétrico com assistência ao arranque em subidas, a câmara traseira a 180 graus e o ecrã tátil central de 7’’ polegadas com o sistema Peugeot Connect (com navegação 3D e Apple CarPlay e Android Auto).

Os programas de condução são três equilibrando a eficiência energética com o desempenho: Eco (60 kW, 190 Nm); Normal (80 kW, 210 Nm); Power (100 kW, 260 Nm). O comando da caixa de velocidades dispõe de um modo ‘B’ que favorece uma desaceleração acentuada quando se larga o pedal do acelerador beneficiando a regeneração energética.

O novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen vai estar disponível, numa primeira fase, para clientes profissionais (venda direta) em França e na Alemanha.

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