Novidades

Hyundai estreia i20 N e apresenta a nova versão Rally 2

Novo modelo desportivo chega na primavera de 2021
Texto

A Hyundai revelou o novo Hyundai i20 N, inspirado no seu irmão do WRC e que pretende dar ao modelo de produção as competências desportivas e o ‘apetite’ pelo desempenho de um carro de pista.

O novo i20 N conta com um motor 1.6 T-GDi de quatro cilindros turbo a gasolina, que debita 204 cv de potência e um binário máximo de 275 Nm.

Dotado uma caixa manual de seis velocidades com embraiagem reforçada, o novo i20 N acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos e alcança uma velocidade máxima de 230 km/h.

O novo desportivo da Hyundai conta com cinco modos de condução: Normal, Eco, Sport, N e N personalizado, que permitem configurar uma série de componentes distintos, incluindo a sonoridade do escape.

A marca sul coreana, adiantou que o chassis do novo i20 N foi reforçado em 12 pontos para melhorar a condução, enquanto a suspensão foi recalibrada. Já o camber também foi aumentado e a Hyundai introduziu uma nova barra estabilizadora, bem como novas molas e amortecedores.

De série é também o diferencial autoblocante, ‘N Corner Carving Differential’, que permite controlar a transferência de potência para as rodas dianteiras, tal como o sistema de arranque (Launch Control).

O novo Hyundai i20 N conta ainda com travões de disco de 320 mm no eixo dianteiro, com pinças com a marca N.

Em matéria de ajudas à condução, o novo i20 N dispõe do sistema SmartSense Advanced Drivers Assistance, que inclui o alerta de colisão dianteira, aviso de saída de faixa de rodagem, alerta de colisão em ângulo morto, cruise control inteligente, assistente de distância de segurança para o veículo da frente, a câmara de auxílio ao estacionamento traseiro, entre outros.

Para os que gostam de prestações mais desportivas, o no Hyundai i20 N dispõe do sistema Performance Driving Data que permite guardar os dados e as prestações do condutor.

Em matéria de design, o novo i20 N mantém a linguagem de design ‘Sensuous Sportiness’ da marca, como são a grande entrada de ar frontal, faróis dianteiros LED e as jantes de liga leve de 18 polegadas com acabamento em cinza fosco.

Já na traseira destacam-se os farolins escurecidas que lembram um diamante negro, o spoiler inspirado no WRC que aumenta a força descendente, para além de um para-choques com elementos semelhantes ao difusor e luz de nevoeiro triangular.

O novo i20 N vai estar disponível em seis cores: Performance Blue, Intense Blue, Polar White, Sleek Silver, Brass e Phantom Black, que podem ser combinadas com o tejadilho em Phantom Black.

No interior a Hyundai dotou o novo i20 N de uma nova série de recursos de forma a transmitir que o condutor está aos comandos de uma modelo desportivo.

Desta forma, destaca-se um volante e pedais em alumínio N, bancos desportivos com encosto de cabeça integrado e detalhes específicos em azul.

A Hyundai revelou ainda que o novo modelo N vai chegar ao mercado na próxima primavera.

Para além da apresentação do novo desportivo i 20 N, a marca sul coreana deu a conhecer a versão i20 N Rally2, modelo que vai substituir o atual i20 R5.

O novo modelo que tem como destino equipas e pilotos privados de rali, conta com um motor 1.6 litros, turbo, que surge acoplado a uma transmissão sequencial de 5 velocidades.

A Hyundai revelou que realizou importantes melhorias tanto ao nível da suspensão como dos amortecedores.

A marca sul coreana lembrou ainda que este novo modelo é baseado na experiência adquirida pela Hyundai Motorsport nos últimos cinco anos, com o i20 R5 no WRC, de forma a oferecer um desempenho geral melhorado.

A Hyundai revelou ainda que o novo i20 N Rally 2, vai iniciar no final deste mês de outubro um extenso programa de testes e que as primeiras entregas aos clientes estão agendadas para o próximo verão.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias