Nissan prepara caminho para a realidade virtual interativa

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Com a Nissan o invisível vai tornar-se visível
Tecnologia «Invisível para Visível» vai ser apresentada

A Nissan prepara-se para revelar uma futura evolução tecnológica que permite transformar o que é invisível para os condutores em «realidade (virtual) visível» tornando a condução mais confortável, aprazível e, não menos, mais segura.

A tecnologia denominada «Invisible-to-Visible» [em português, «Invisível-para-Visível»], ou «I2V», é desenvolvida pela Mobilidade Inteligente Nissan e permitirá “ver o invisível” ao fundir os mundos real e virtual numa experiência de condução interativa, com «forma humana» como são os avatares que «aparecem dentro do seu carro».

Essa fusão da informação colhida pelos sensores exteriores e interiores do veículo com os dados armazenados numa «nuvem» (e com recurso à Inteligência Artificial) permitirá ao sistema I2V detetar o ambiente envolvente do veículo, por um lado, como também antecipar o que se aproxima, por outro – mostrando mesmo o que esteja atrás de um edifício ou da próxima curva.

“Ao ajudá-lo a ver o invisível, o I2V melhora a sua confiança e torna a condução mais agradável. As características interativas criam uma experiência à medida dos seus interesses e estilo de condução para que qualquer pessoa possa utilizá-lo à sua maneira”, afirma Tetsuro Ueda, especialista do Centro de Investigação Nissan [como pode ver na sua explicação no vídeo].

A tecnologia elabora um espaço virtual a 360º à volta do carro fornecendo informação sobre situações como o estado do trânsito, a visibilidade, a sinalização ou peões que estejam nas proximidades. E pode também monitorizar os ocupantes do veículo para melhor antecipar quando possam precisar de assistência, como parar para beber um café quando o cansaço se fizer notar.

O I2V pode também conectar condutor e passageiros a pessoas que façam parte de um universo de dados virtual chamado «Metaverse» possibilitando assim que familiares ou amigos, por exemplo, possam «aparecer» dentro do carro na forma de um avatar tridimensional.

No futuro dos carros autónomos, o I2V pode melhorar as «condições» de uma viagem projetando dentro do veículo um virtual dia de sol quando lá fora, na realidade, o carro circula à chuva.

O recurso a um guia local encontrado no «Metaverse» para melhorar, em tempo real, a passagem por uma região desconhecida é outra das funcionalidades num processo de acumulação de informação na nuvem para o próximo utilizador.

Na condução manual, o I2V fornece informação que expande o campo total de visão do condutor, ou seja, preparando-o para situações como uma curva de reduzida visibilidade, irregularidades na estrada ou o trânsito que não se vê.

No «Metaverse» pode também ser encontrado um motorista profissional para fornecer instruções em tempo real, que pode assumir a forma de um avatar projetado ou de um carro virtual presente no campo de visão do condutor para que este o siga pelo melhor caminho.

Além do conforto das informações sobre trânsito, tempos estimados de viagens, sugestão de alternativas para evitar esperas, por exemplo, o I2V também lhe indicará onde haverá um lugar de estacionamento à sua espera quando chegar.

O «Invisible-to-Visible» será apresentado numa experiência 3D no stand da Nissan na CES de Las Vegas, a feira de consumíveis tecnológicos, que decorrerá na próxima semana.

A tecnologia I2V da Nissan
  • TEMAS:
  • Nissan

  • I2V

  • Invisible to Visible

Veja mais