Novo Hyundai i30 conta com tecnologia híbrida

  • Redação Autoportal
  • 26 fev 2020, 18:54

Marca sul-coreana revelou o novo modelo antes da estreia mundial em Genebra

A Hyundai apresentou esta quarta-feira novos pormenores sobre o novo Hyundai i30 antes deste ser revelado no Salão de Genebra.

O i30 apresenta um novo design, funcionalidades avançadas de conectividade e oferece a solução 48 volts Hybrid, para ainda maior eficiência no consumo de combustível.

Num primeiro olhar é fácil perceber que a frente do novo i30 é caracterizada por uma postura mais ampla e moderna. A grelha mais larga tem agora um padrão tridimensional acentuado que destaca a sua aparência ágil.

Os novos grupos óticos de menor espessura podem vir equipados com Full LED e as novas luzes de circulação diurna em LED apresentam um formato em “V“, completando o design moderno e renovado da dianteira.

Na traseira, o ponto de destaque do novo Hyundai i30 de cinco portas é o seu para-choques com um novo design, desenvolvido para melhorar o desempenho aerodinâmico. Os grupos óticos em LED com o formato em ‘V’, conferem-lhe um efeito simétrico entre a dianteira e traseira.

No interior o novo i30 está equipado com a mais recente tecnologia de conectividade. O novo painel de instrumentos digital de 7’’ e o novo sistema de navegação com ecrã tátil de 10,25’’ oferecem uma experiência de condução moderna e personalizada.

Este sistema também é totalmente compatível com o Android Auto e o Apple Car Play e a Hyundai revelou que a partir do verão de 2020, será introduzido o sistema de emparelhamento de smartphone, permitindo que o utilizador dispense o cabo para ligar o seu telefone ao sistema.

Em matéria de segurança este novo i30 conta com o pacote de segurança avançada Hyundai SmartSensee onde se destaca a Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA) ajusta automaticamente a direção para ajudar a manter o novo Hyundai i30 no centro da faixa de rodagem. O Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo (RCA) pode ativar os travões para evitar uma colisão enquanto se está a fazer marcha-atrás. O alerta de arranque do veículo dianteiro (LVDA) avisa o condutor quando o veículo à sua frente começa a avançar nos casos em que há um atraso na reação, por exemplo, nos semáforos.

Para além disso está ainda equipado com o Radar de Ângulo Morto (BSD) recebeu uma atualização. O sistema BSD avisa o condutor se houver outro veículo dentro do ângulo morto - e agora o sistema BCA (Radar de Ângulo Morto), o travão do motor pode ser ativado para evitar uma colisão. O Sistema de Travagem Autónoma de Emergência (FCA) foi melhorado de forma a detetar ciclistas na estrada.

Tal como nas versões anteriores, o Novo Hyundai i30 também está equipado com sistema FCA com função de deteção de peões, Alerta de Fadiga do Condutor (DAW), Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA), Sistema de Informação da Velocidade Máxima (ISLW) e o Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA).

Em matéria de motorizações o novo i3 conta com o bloco 1.0 T-GDI a gasolina com 120 cv de potência que vai estar disponível com uma nova caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades, em complemento da caixa manual de 6 velocidades anteriormente disponível.

Também novidade, encontramos o motor 1.0 T-GDI de 120 cv, agora disponível com a tecnologia 48 volts Hybrid, oferecendo assim uma maior eficiência no consumo de combustível. Esta variante estará disponível pela primeira vez com uma caixa inteligente de 6 velocidades (iMT).

Em matéria de motorizações a diesel, o i30 vai contar com o motor 1.6 CRDi de 115 cv, com a opção de ter uma transmissão manual de 6 velocidades ou de dupla embraiagem de 7 velocidades.

Contudo, o motor a diesel 1.6 CRDi de 136 cv de potência dispõem da tecnologia 48 volts Hybrid. Esta motorização está disponível com caixa manual inteligente de 6 velocidades ou caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades.

Por fim, encontramos o novo motor 1.5 T-GDI de 160 cv, que vem equipado com a tecnologia 48 volts Hybrid. Esta motorização também vai está disponível com uma caixa manual inteligente de 6 velocidades ou de dupla embraiagem de 7 velocidades.

O novo Hyundai i30 ainda não tem data de lançamento prevista, contudo a marca sul coreana já fez saber que o i30 Wagon N Line vai chegar ao mercado no verão, o que deixa antever que a comercialização da nova gama arranque no final do primeiro semestre.

RELACIONADOS

Guiámos o novo Hyundai i10: um citadino prático e com estilo

Hyundai aponta ao futuro elétrico com o Prophecy

Hyundai mostra as primeiras imagens do novo i20

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS