Seat tem robots que dão nome aos carros

  • Redação Autoportal
Seat Robots
Seat Robots
Robots são responsáveis pelo 'lettering' dos modelos Arona e Ibiza

Na sua aposta em criar uma fábrica inteligente, digitalizada e conectada, a fábrica da Seat em Martorell implementou dois robots que trabalham na fase inicial de produção e que tem a missão de colocar os nomes do Seat Ibiza e Arona na porta dos carros enquanto passam pela linha de montagem, sem interromper o processo e partilhando espaço com os operadores.

Os dois robots colocam o 'lettering' dos veículos, um seleciona e coloca os nomes Ibiza e Arona em função do modelo que passa pela linha, enquanto outro tem a responsabilidade de as siglas FR dos veículos que têm este acabamento.

Os dois robots estão equipados com uma mão desenhada para fixar os diferentes tipos de letras com ventosas, retirar o papel protetor traseiro, aderir ao carro aplicando a força necessária, retirar o protetor frontal e deitá-lo num contentor para reciclagem.

Além disso, possuem um sistema de visão artificial, que utilizam em várias ocasiões neste processo, para fazer um ajuste fino da posição com a qual os desvios são absorvidos. Tudo isto enquanto o veículo se move ao longo da linha de montagem. Desta forma a operação é realizada automaticamente e em movimento, sem a necessidade de trabalhar em pé.

Além destes dois robots do lettering, a fábrica da Seat em Martorell, conta atualmente com cerca de 20 robots nas áreas de montagem, que apoiam o trabalho na linha, especialmente nos trabalhos ergonomicamente complicados. Por exemplo, recentemente foi colocado em funcionamento um robot, no final da linha de montagem, que ajusta as molduras laterais do Seat Arona. Nesta zona de montagem, onde os veículos passam por uma via elevada, o robot tem um rolo que aplica a força móvel adequada para terminar de fixar estas peças.

A fábrica também tem mais de 2.000 robots industriais em constante movimento que  coexistem com os 8.000 trabalhadores da fábrica, que podem produzir 2.400 veículos por dia, ou seja, um carro a cada 30 segundos aproximadamente.

  • TEMAS:
  • Seat

  • Robots

  • Ibiza

Veja mais