A Volkswagen revelou que o ID.3 conseguiu rodar 531 km com apenas uma única carga excedendo em mais de 100 km a autonomia oficial em ciclo WLTP.
O primeiro carro de produção da VW exclusivamente elétrico estabeleceu a marca pessoal entre as localidades alemã de Zwickau e suíça de Schaffhausen num percurso pleno em vias públicas e atravessando outras povoações - 44% em autoestradas e 56% em estrada.
O veículo utlizado foi um Volkswagen ID.3 First Pro Performance de 204 cv com uma bateria de 58 kWh fabricado em Zwickau e com uma autonomia oficial de 420 km. Conseguir fazer 531 km é mais 26%.
Ao volante do ID.3 esteve o suíço Felix Egolf, especialista em ‘hypermiling’: condução que maximiza a eficiência dos carros elétricos com especial atenção à minimização do consumo.
A viagem não é comparável a uma utilização do dia a dia e o desempenho está dependente do estilo de condução, mas este também pode ser aproveitado, como o ‘coasting’.
Nos percursos por autoestrada, Egolf utilizou muitas vezes o cone de aspiração propiciado pelos camiões, mas também lidou com adversidades como o peso adicional de 250 kg de um ‘cameraman’ e do seu equipamento.
Elementos adicionais de consumo como luzes, rádio e ventilação estiveram por regra em utilização. Após nove horas de viagem, a uma velocidade média de 56 km/, o VW ID.3 registou um consumo de apenas 10,9 kWh/100 km, quando, de catálogo, a média é de 15,4-14,5 kWh/100.