Novidades

Volkswagen ID.3 faz 531 km com apenas uma carga

A uma velocidade média de 56 km/h sempre por autoestrada ou estrada, o consumo foi de 10,9 kW/h
Texto
Volkswagen ID.3
Volkswagen ID.3

A Volkswagen revelou que o ID.3 conseguiu rodar 531 km com apenas uma única carga excedendo em mais de 100 km a autonomia oficial em ciclo WLTP.

O primeiro carro de produção da VW exclusivamente elétrico estabeleceu a marca pessoal entre as localidades alemã de Zwickau e suíça de Schaffhausen num percurso pleno em vias públicas e atravessando outras povoações - 44% em autoestradas e 56% em estrada.

O veículo utlizado foi um Volkswagen ID.3 First Pro Performance de 204 cv com uma bateria de 58 kWh fabricado em Zwickau e com uma autonomia oficial de 420 km. Conseguir fazer 531 km é mais 26%.

Ao volante do ID.3 esteve o suíço Felix Egolf, especialista em ‘hypermiling’: condução que maximiza a eficiência dos carros elétricos com especial atenção à minimização do consumo.

A viagem não é comparável a uma utilização do dia a dia e o desempenho está dependente do estilo de condução, mas este também pode ser aproveitado, como o ‘coasting’.

Nos percursos por autoestrada, Egolf utilizou muitas vezes o cone de aspiração propiciado pelos camiões, mas também lidou com adversidades como o peso adicional de 250 kg de um ‘cameraman’ e do seu equipamento.

Elementos adicionais de consumo como luzes, rádio e ventilação estiveram por regra em utilização. Após nove horas de viagem, a uma velocidade média de 56 km/, o VW ID.3 registou um consumo de apenas 10,9 kWh/100 km, quando, de catálogo, a média é de 15,4-14,5 kWh/100.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano