Novidades

Goodguys distingue Chevrolet Impala de 1963 como o modelo do ano

Um dos eventos de automóveis mais desejados dos Estados Unidos destacou o trabalho da Show Cars Automotive através deste Impala
Texto

A Goodguys Rod & Custom Association existe desde 1983 e continua a produzir os melhores eventos do mundo automóvel, destinados aos apaixonados por Hot Rods e modelos personalizados, preparações únicas, Muscle Cars e clássicos maioritariamente americanos. A junção de Cool Cars, Cool People e Good Times, já atrai cerca de 50 mil membros de todo o mundo aos seus eventos que, todos os anos, continua a eleger as melhores criações que vão surgindo.

A deste ano foi criada pela família Ranweiler na sua oficina do Minnesota, a Show Cars Automotive. Tem como base uma carrinha Chevrolet Impala de 1963 e foi batizada com o nome “Impressive”. Na realidade, e apenas pelas imagens disponíveis, “Impressive” é dizer pouco sobre o trabalho efetuado neste modelo, que já conquistou diversos prémios antes deste, tais como o Ridler Award da Detroit Autorama, onde foi visto pela primeira vez, ou a competição Battle of the Builders, no conhecido SEMA Show de Las Vegas.

Esta carrinha Chevrolet de apenas duas portas é o resultado de um trabalho de quase uma década. Toda a carroçaria assenta num chassis personalizado da Art Morrisson, com uma suspensão mais atual e que deixa o conjunto numa posição mais baixa. O motor utilizado teve como base um bloco de 6,7 litros, que foi transformado num com mais de 8.300 cc. Inclui um sistema de injeção personalizado da Hilborn e conta com mais de 100 componentes construídos especificamente para este projeto. A potência ronda os 600 cavalos e é completamente direcionada para o eixo posterior.

Quanto à carroçaria, o trabalho efetuado é simplesmente apaixonante. Em 1963, a Chevrolet só tinha este modelo com uma carroçaria de quatro portas, pelo que a transformação foi considerável. Foi necessário cortar o tejadilho, inclinar mais o para-brisas e construir novos pilares para as zonas laterais deste modelo. Quase todos os painéis da carroçaria desde a secção dianteira até à parte de trás do motor estão soldados para que não existam separações, criando um visual mais uniforme e tanto o capot, como a grelha dianteira, os para-choques e as jantes de 18 polegadas à frente e 20 polegadas atrás, foram também produzidas especificamente para este “Impressive”.

No interior, o tablier foi herdado de um Impala de 1960, mas conta agora com diversos detalhes personalizados e também inclui um sistema de ar condicionado moderno da Vintage Air, perfeito para as temperaturas de algumas zonas dos Estados Unidos. Além disso, a M&M Hot Rod Interiors ficou responsável pela aplicação de couro italiano num conjunto de assentos de um Cadillac Eldorado de 1959, mas a família Ranweiler é que desenhou e construiu todos os puxadores, pegas, pedais e diversos outros detalhes para este modelo que é, simplesmente “Impressive”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal