Novidades

Porsche já tem bancos à medida feitos em impressoras 3D para vários modelos

Processo de fabrico é mais amigo do ambiente e do condutor
Texto

A Porsche anunciou que os seus clientes já podem dispor para alguns modelos da marca de bancos tipo baquet com produção em impressoras 3D que permitem a sua personalização ‘à medida’.

O novo banco customizado da nova Performance Parts que a linha de acessórios Porsche Tequipment agora integra já está disponível para modelos Boxster, Cayman e 911.

A partir de 2022, com a Porsche Exclusive Manufaktur, o banco poderá ser encomendado como componente de série e estará integrado no Configurador da marca.

A par do novo design, a produção do banco é feita em impressoras 3D no que respeita a partes do assento e das costas apresentando três níveis diferentes de rigidez de acordo com as necessidades dos clientes.

“Os bancos adaptados a condutores individualmente existem no desporto motorizado desde há muito. Agora, a Porsche também oferece uma customização homologada para estrada com diferentes graus de rigidez de série.”

O piloto de testes Lars Kern acrescenta que a posição mais baixa tem semelhança com os carros de competição e que este banco é também mis leve do que os tipo baquet convencionais.

O novo banco, já presente no concept Mission R, tem uma construção por camadas com uma base de polipropileno unida a outra para o conforto com uma mistura de matérias com base em poliuretano que, através da impressão 3D com o recorte das camadas em conjunto, dispensa emissões geradas por colagens.

O tecido exterior do banco é feito de Race-Tex que evita deslizamentos e com uma superfície perfurada para melhorar a ventilação.

Com três cores iniciais (a juntar mais três posteriormente), o novo banco está disponível para o condutor e o passageiro do lado nos modelos Boxster e Cayman (981), 911 (991) e 718 [Boxster e Cayman (982) produzidos até á semana 47 de 2020]; e apenas para o condutor nos 718 [Boxster e Cayman (982) produzido a partir da semana 48 de 2020] e para o 911 (992).

O banco pode também ser aplicado a veículos já entregues e o processo de montagem “de alguns minutos” num Centro Porsche. O custo (na Alemanha) é de 2.677,50 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal