Descobre esta Pão de Forma com tração por lagartas que ganhou nova vida

Versão de quatro eixos da conhecida carrinha da Volkswagen foi criada para superar os terrenos difíceis dos Alpes

A Volkswagen diz que é provavelmente a Pão de Forma mais invulgar de sempre. Nós dizemos que é, no mínimo, insólito. Apresentamos-te a Half-track Fox ou, em português, Raposa Semilagarta, uma VW T1 de quatro eixos, totalmente restaurada pela VWCV Classic Vehicles, o departamento de automóveis clássicos da Volkswagen Veículos Comerciais, ao cabo de 60 anos.

Originalmente produzido na fábrica da Volkswagen em Hannover, Alemanha, em maio de 1962, esta Pão de Forma foi enviado para o seu comprador na Áustria, ainda na versão tradicional. Assim se manteve durante um curto período, até ser transformado num verdadeiro trepador alpino pelas mãos de um mecânico vienense da marca alemã.

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Kurt Kretzner, de seu nome, dotou o modelo de uma configuração original, composta por quatro eixos. Os dois eixos traseiros foram equipados com um mecanismo de lagartas desenhado por si, montado em rodas de 13 polegadas. Era composto por elementos de alumínio com blocos de borracha de dois centímetros de espessura para melhor circular no asfalto.

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Os dois eixos dianteiros eram ambos direcionais, equipados com pneus duplos de 14 polegadas, o que permitia a este modelo tão especial obter um raio de viragem inferior a 10 metros. Desta forma, quase podia virar dentro da sua própria circunferência.

Cada roda estava equipada com um travão. Um diferencial automático de deslizamento limitado assegurava a distribuição uniforme da potência, mesmo com neve funda. O motor deste Volkswagen T1 era o tradicional de 1192 cc, com 34 cv, que lhe permitia atingir uma velocidade máxima de 35 km/h.

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Assim, Kurt Kretzner criou aquele que é, provavelmente, a Pão de Forma com melhores aptidões para o todo-o-terreno que alguma vez existiu. Um veículo fácil de conduzir e “o parceiro ideal para guardas de montanha, caçadores, silvicultores, médicos, engenheiros de manutenção de teleféricos, entre outros”, como o próprio o descreveu na altura.

Até 1968 foram produzidas três unidades desta Raposa Semilagarta, como foi batizada, mas apenas uma sobreviveu ao passar do tempo. Depois de ter mudado de mãos várias vezes, este exemplar foi adquirido em 2018 pela VWCV Classic Vehicles que se encarregou de levar a cabo um meticuloso processo de restauro.

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A carroçaria foi reparada, a tinta removida e foi dada uma cobertura catódica por imersão. Posteriormente foi repintada no tom de laranja mate da versão original. A mecânica foi totalmente recuperada, o mesmo acontecendo com o interior, onde foram aplicados painéis em madeira de faia e pinho.

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