Peugeot carrega na tecnologia de segurança e conforto no novo 308

  • Redação Autoportal
  • 19 mai, 11:45

Familiar compacto pretende bater-se com os SUV através da ampla oferta de tecnologia ao serviço de condutor e passageiros

Já disponível nos concessionários da Peugeot, tanto na versão berlina como na versão carrinha, a nova geração do 308 tem mais para oferecer do que as motorizações híbridas que recentemente ficámos a conhecer. Para apelar aos consumidores que, cada vez mais, preferem carroçarias de estilo SUV, a marca francesa dotou o seu familiar compacto de muita tecnologia ao serviço do condutor e dos restantes ocupantes.

Exageradamente apelidados de “joias tecnológicas” pela própria Peugeot, os evoluídos sistemas que equipam o novo 308 são, ainda assim, muito bem-vindos em nome da segurança na condução e do conforto a bordo.

PUB

Desde logo, o 308 vem equipado com câmara de marcha-atrás de alta-definição, com sistema de limpeza. Basta acionar o limpa-vidros traseiro para desencadear automaticamente a lavagem da lente da câmara, eliminando assim qualquer obstrução à visão a partir do ecrã no interior.

Versão 100% elétrica do 308 também já está prevista

Dotado de radares ultrassónicos de longo alcance, o novo Peugeot 308 incorpora um sistema de monitorização do ângulo morto capaz de detetar a aproximação de um veículo até 75 metros de distância. Desta forma, o condutor é alertado mais cedo – através de um sinal no espelho retrovisor – para a aproximação, a alta velocidade, de um automóvel ou motociclo, podendo antecipar a manobra de forma a evitar uma colisão.

PUB

Ainda no domínio da segurança, importa destacar o sistema de alerta ao tráfego traseiro, acionado sempre que o condutor faz marcha-atrás, ao sair de um lugar de estacionamento, por exemplo. É um alerta para a presença de outros veículos, bicicletas ou peões que possam estar a aproximar-se pela retaguarda, graças ao radar instalado no para-choques.

PUB

Já a tecnologia Peugeot Matrix LED, proposta de série nos níveis de equipamento GT e GT Pack, permite que a condução à noite seja feita com as luzes de máximos ligadas, mesmo no cruzamento com outros utilizadores da estrada. Para evitar encandeamentos, os 20 segmentos LED individuais que compõem os máximos escurecem em torno do veículo detetado.

Passando para o tema conforto, o novo 308 conta com a tecnologia AQS (Air Quality System), de monitorização da qualidade do ar que entra no habitáculo, e (a partir do nível de equipamento Allure) oferece a possibilidade de se personalizarem alguns dos controlos do painel de instrumentos.

Peugeot cria nova linha de acessórios com recurso a novas técnicas
PUB

Outro sistema que promete melhorar a experiência a bordo do 308 é o assistente de voz que permite o acesso, através de instruções em linguagem natural, a todas as funções dos sistemas de infoentretenimento e ar condicionado.

Última nota para a aplicação para smartphone My Peugeot, a qual possibilita programar remotamente o ar condicionado, para que a temperatura do habitáculo seja a ideal aquando do início da viagem e, no caso dos híbridos plug-in, consultar e programar a carga da bateria.

Continuar a ler

RELACIONADOS

A Gendarmerie está ao volante de modelos da Peugeot desde os anos 50

Acessórios destinados ao Peugeot 308 são criados com impressão 3D

Peugeot alcança a marca de um milhão de unidades produzidas com o 3008

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS