Como resultado da parceria com a Ionity e a Cepsa, a Via Verde Electric já tem em funcionamento os primeiros quatro postos de carregamento ultrarrápidos da A6, a autoestrada entre a Marateca e a fronteira de Caia.
Situados na Área de Serviço de Estremoz, mais ou menos no quilómetro 100 da A6 e com dois postos em cada sentido, é agora possível gerir a energia disponível num automóvel elétrico perto da entrada ou saída do país, consoante o sentido da viagem.
Os quatro postos de carregamento já disponíveis são alimentados por energia renovável da Cepsa e têm uma potência máxima de carregamento de 350 kW. Os carregadores da Ionity são dos mais potentes do mercado e ajustam-se a cada um dos modelos que os poderão utilizar, através de uma tomada standard europeia, a mais comum nos carros elétricos atuais e futuros.
Estes podem ser os primeiros quatro pontos de carga da A6, mas nesta autoestrada está prevista a instalação de mais oito pontos até ao final deste ano, resultantes da parceria com a EDP Comercial e a Repsol no caso da Área de Serviço de Vendas Novas e da Galp Electric na área de serviço de Montemor, sendo que todas estas empresas são parceiras da Brisa neste projeto do Via Verde Electric.
Na rede de autoestradas da Brisa e sob a imagem do Via Verde Electric, já podemos encontrar 27 carregadores elétricos, entre rápidos e ultrarrápidos, nas áreas de serviço de Aveiras, Santarém, Leiria, Pombal, Mealhada e Antuã, no caso da A1 (Autoestrada do Norte); Palmela, Alcácer do Sal, Aljustrel e Almodôvar no caso da A2 (Autoestrada do Sul), Barcelos no caso da A3 (Autoestrada Porto/Valença) e agora em Estremoz, no caso da A6 (Autoestrada Marateca/Caia). Em qualquer um dos casos, os postos estão em funcionamento durante 24 horas.
A previsão da Brisa é que, até ao final deste ano, a imagem do Via Verde Electric se traduza em 82 postos de carregamento, instalados em 21 das áreas de serviço da sua rede de autoestradas.