E se os veículos autónomos revelarem as suas intenções aos peões?

  • Redação Autoportal
Jaguar desenvolve sistema de projeções na via para alertar peões
Módulo autónomo indica o que vai fazer
Programa de desenvolvimento da Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover desenvolveu um sistema de projeção de imagens na via para informar os peões ou outros utilizadores, das «intenções» dos veículos autónomos (VA) quanto às manobras e direções que vão tomar.

A tecnologia inteligente permitirá ao VA projetar uma imagem na via indicando a direção que vai tomar, por exemplo, ou se vai parar no sentido de ganhar a confiança dos peões, com quem, no futuro, poderá também partilhar informação sobre outros obstáculos.

Estas projeções testadas em módulos autónomos num ambiente fabricado e fechado consistem numa série de linhas de espaços entre elas ajustáveis cuja distância encurta se o VA vai parar ou aumenta quando acelera a marcha curvando se for essa também a direção.

Este programa de testes segue-se ao sistema de olhos virtuais instalado em módulos autónomos na análise que a Jaguar Land Rover tem feito sobre a confiança dos peões em partilharem as ruas com os VA.

“Os testes respeitam à compreensão de quanta informação um veículo autónomo deve partilhar com um peão para ganhar a sua confiança. Como qualquer outra tecnologia nova, os humanos têm de aprender a confiar nela. Quando se trata de veículos autónomos, os peões têm de confiar que podem atravessar a rua com segurança. Esta investigação pioneira está a formar a base do desenvolvimento em curso sobre como os veículos autónomos interagirão comas as pessoas no futuro”, refere Pete Bennett, diretor de investigação de Mobilidade Futura da fabricante britânica.

  • TEMAS:
  • Jaguar Land Rover

  • Módulos autónomos

  • Veículos autónomos

Veja mais