Novidades

Jaguar inova com o XF e renova o XE

Renovados modelos ganham novas motorizações e interiores aprimorados
Texto

A Jaguar renovou os modelos XF e XE que passam a contar com vários novos conteúdos tecnológicos e motorizações atualizadas

Em matéria de estética, destaque para o renovado XF que apresenta uma grelha com um novo desenho, novo pára-choques dianteiro com entradas de ar maiores e mais baixas, faróis com luzes de circulação diurna em LED 'Double J', enquanto na traseira destaque-se o renovado pára-choques que está dotado de um conjunto de novos farolins.

No interior, o renovado XF conta com o novo sistema de infoentretenimento 'Pivi Pro' que dispõe de um novo ecrã tátil curvo de 11,4 polegadas, que segundo a marca britânica oferece três vezes mais brilho e tem uma estrutura simplificada do menu que permite ao condutor aceder até 90% das tarefas mais importantes em apenas dois toques ou menos.

Para além disso, o novo Jaguar XF dispõe ainda de um painel de instrumentos digital com 12,3 polegadas que permite várias configurações que funciona em conjunto com o Head-Up Display, bem como volante em dois tons, bancos perfurados e com pespontados.

No que toca a motorizações, a Jaguar dotou o novo XF dos novos motores turbo de 2.0 litros de quatro cilindros, incluindo um bloco diesel com tecnologia ‘mild hybrid’ de 48V que debita uma potência de 204 cv e um binário 430 Nm.

Já o bloco a gasolina conta com opções de 250 cv e 365 Nm de binário máximo e uma versão de 300 cv de potência e um binário de 400 Nm, com uma transmissão é assegurada por uma caixa automática de oito velocidades, sendo que a versão de 300 cv é a única a contar com tração integral de série. Nas restantes versões a potência é transmitida às rodas traseiras ou, em opção, às quatro rodas.

O renovado XE partilha com o XF as mesmas opções de motorização, no entanto a Jaguar aprimorou o interior do conhecido modelo, com destaque para os dois ecrãs instalados na consola centra, um de 10 polegadas colocado na parte superior dotado do novo sistema operativo Pivi Pro, e outro de 5,5 polegadas opcional, na parte inferior, que permite o controlo do sistema de climatização.

O novo XE conta igualmente com uma coleção de novas tecnologias de conveniência onde se inclui o recurso ao Software Over-The-Air (SOTA), que garante que o XE esteja sempre a utilizar o software mais recente. Para manter o renovado XE atualizado em matéria de software, a Jaguar garante atualizações realizadas remotamente.

Para além disso o novo Jaguar XE dispõe ainda com um novo volante e novos bancos que a marca britânica garante ser produzidos em materiais mais confortáveis.

No exterior as mudanças estilísticas são menos visíveis, já que este modelo foi sujeito a um ‘facelift’ em 2019. De qualquer forma, a Jaguar dotou o renovado XE de um novo nível de equipamento, 'R-Dynamic Black' que conta com capas dos espelhos e laterais em preto.

O renovado XE está igualmente disponível com acabamentos aprimorados 'Black Exterior Pack', que oferecem uma aparência mais furtiva com elementos personalizados com acabamento em 'Gloss Black', onde se inclui a grelha, o contorno das entradas de ar inferiores, as aberturas laterais bem como o contorno das janelas.

A Jaguar já fez saber que os novos XF Saloon, XF Sportbrake e XE vão chegar ao mercado no inicio de 2021.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos