Novidades

Novo Jeep Compass reforça segurança e traz motores mais eficientes

Revovação passa também por mais conforto nos materiais e na tecnologia
Texto

A Jeep apresentou nesta terça-feira o novo Compass, que quer ser ‘mais europeu’ na combinação do espírito off-road com o urbano no segmento C-SUV. A renovação mantém-se fiel ao estilo, mas renovando o design, com segurança reforçada, mais conetividade e conforto interior e novos motores mais eficientes.

A estética do novo Compass foi renovada sobretudo à frente, com um conceito de horizontalidade que marca a característica grelha de sete entradas e leva o novo para-choques para um aspeto mais largo e atlético com novo desenho dos faróis Full LED.

Dependendo do nível de equipamento, os temas desta renovação são três: Limited, com para-choques pretos e novas jantes de liga de 18”; S, com pintura cinzenta metalizada, para-choques da cor da carroçaria e novas jantes de 19” em alumínio; Trailhawk, com acabamento específico da grelha, caixilhos dos faróis de nevoeiro na cor da carroçaria, placa de proteção inferior mais evidente e jantes em alumínio específicas de 17”.

Design, conforto, tecnologia e funcionalidade são quatro linhas de força da renovação do Compass. O novo habitáculo apresenta superfícies 3D esculpidas pela sobreposição de volumes e materiais que vão do alumínio à fibra de carbono passando pela napa com o fio condutor da horizontalidade na construção estratificada do tabliê.

A mistura entre os fios condutores desta renovação inclui um painel de instrumentos digital Full HD de 10,25’’ ou o ecrã tátil do tabliê, com opções das 8,4 às 10,1’’, mais elevado num realinhamento da consola, com o sistema Uconnect 5 pela primeira vez num Jeep (entre os três existentes), e mais elevado no tabliê; ou o aumento de espaço interior de arrumação em 4,4 litros ou abertura da porá da bagageira com o movimento do pé...

O novo Compasss é o primeiro Jeep na Europa a oferecer o nível 2 de condução autónoma vindo equipado de série com uma importante gama de sistemas ADAS: reconhecimento de sinalização; assistente inteligente de velocidade, alerta de sonolência do condutor; travagem de emergência com reconhecimento de peões e ciclistas; e o assistente de autoestrada combinando o regulador de velocidade com a manutenção ao centro da faia de rodagem.

No que respeita à conetividade, o Compass oferece um sistema operativo Android e ligações 4G com atualizações sem fios – ou ‘over-the-air’ (OTA) –, bem como Apple Carlay e Android Auto sem fios, navegação 3D Tom Tom e reconhecimento de voz bastando dizer «Hey Jeep». O assistente Amazon Alexa permite interagir com os dispositivos em casa.

Com mais de 40% das vendas da Jeep na Europa, um em cada quatro Compass na Europa são versões 4xe, ou seja, híbridas plug-in. Mas é nos propulsores a combustão que a marca introduz maiores novidades entre as cinco motorizações entre gasolina, gasóleo e híbrida.

Os motores do novo Compass já cumprem todos a norma Euro 6D Final, incluindo o Diesel, cujo bloco de 1,6 litros Multijet II foi atualizado com 130 cv e 320 Nm, na versão de tração dianteira com caixa manual de 6 velocidades.

A família de motores GSE também introduz o novo bloco a gasolina de 1,3 litros turbo, que reduz emissões em 27% (WLTP) quando comparado com o anterior. Também com tração dianteira, o Compass a gasolina oferece dois níveis de potência com este 1,3 litros de 4 cilindros: 130 cv e 150 cv – respetivamente, com a caixa manual de 6 velocidades e a automática de dupla embraiagem seca (DDCT).

As versões híbridas 4xe, com tração integral eAWD, e caixa automática de 6 velocidades têm potências de 190 e 240 cv associando o motor de 1,3 litros de 4 cilindros turbo de 130 cv ou de 180 cv com um motor elétrico de 44 kW (60 cv) alimentado por uma bateria de 11,4 kWh.

A bateria pode ser carregada em condução, em casa ou em postos públicos e permite autonomias elétricas entre os 47 e os 49 km, com emissões médias em viagens longas de 44 a 47 g/km de CO2.

Com cinco níveis de equipamento (Sport, Longitude, Limited, S e Trailhawk), o novo Jeep Compass fará o seu lançamento com uma edição ‘80th Anniversary’, com elementos estilísticos exclusivos, como as jantes de liga leve de 18’’ ou emblemas alusivos ao aniversário da marca.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente