Novidades

Jeep apresenta o Compass com o novo motor 1.3 T4

Primeiro modelo da marca totalmente 'made in Europe' chega a Portugal já neste mês de junho
Texto

A Jeep fez nesta quinta-feira a apresentação oficial do novo Compass dirigido especificamente para o mercado europeu destacando a estreia do motor 1.3 T4 num modelo que reforça também a conetividade dentro e fora do veículo.

O novo Compass chega neste mês de junho ao mercado português e o geral do que já era conhecido foi agora pormenorizado numa apresentação online em que o primeiro destaque foi mesmo o caráter europeu deste Jeep.

Feito na fábrica de Melfi, em Itália, a pensar nos clientes deste lado do Atlântico – do seu modo de vida às suas estradas – o novo Compass é mesmo o primeiro Jeep a ser totalmente construído fora da América do Norte.

O novo Compass estreia o motor a gasolina de 1.3 litros turbo de 4 cilindros oferecendo dois níveis de potência: 130 e 150 cv – ambos com 270 Nm de binário. O bloco 1.3 T4 das versões 4x2 de tração dianteira tem um novo desenho e menos peso e é mais eficiente cumprindo a norma europeia 6D e anunciando reduções dos consumos e das emissões de CO2 na ordem dos 30% (WLTP) face a outras versões.

O 1.3 T4 de 130 cv tem acoplado uma transmissão manual de 6 velocidades e o de 150 cv vem com uma nova transmissão automática de dupla embraiagem a seco (DDCT - Dual Dry Clutch Transmission) – a versão mais potente estreia também o programa de condução Sport.

O comportamento do Compass foi melhorado desde a manobrabilidade mais cara aos europeus que vai até ao estacionamento, bem como no desempenho dinâmico com nova afinação do sistema de direção num veículo mais responsivo e transmissão de relações mais rápida e beneficiando de um amortecimento seletivo que facilita a condução e reforça o conforto.

O novo Jeep Compass introduz também inovações na conetividade com o novo Uconnect Services de série tanto no sistema de infoentretenimento de 7” como de 8,4” a partir do equipamento Longitude, com ‘updates over the air’, acessível de foram remota via telemóvel por app onde se pode controlar desde a navegação ao nível de combustível.

De série são também, no que respeita aos dispositivos de segurança os alertas de colisão frontal com travagem de emergência e de saída de faixa, para além de Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) com sistema anticapotamento e airbags de cortina dianteiros e laterais.

Com cinco novas cores e cinco novas jantes com tamanhos das 16 ás 19’’, o novo Jeep Compass chega ao mercado português com quatro versões de equipamento: Sport, Longitude Limited e S (esta última só disponível na versão de 150 cv). Disponível no lançamento entre os 27.750 euros do 1.3 de 130 cv e os 37.150 euros do 1.3 de 150 cv, o novo Jeep chega aos concessionários nacionais já neste mês de junho.

A gama de motores proposta para o Compass completa-se com o 1.6 diesel MultiJet II de 120 cv, 320 Nm, transmissão manual, SCR e tração dianteira. No segundo semestre do ano chegarão à Europa as versões 4xe (híbridas plug-in) com motor elétrico associado às versões de 190 cv e de 240 cv do motor 1.3 da família Global Small Engine e opção pela tração integral.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal