Volkswagen está a desenvolver a futura geração de chassis

  • Redação Autoportal
  • 6 jan, 11:58

O chassi do futuro está já a ser desenvolvido pela Volkswagen, com uma enorme prioridade aos sistemas de condução autónoma

Tendo como base a estratégia Accelerate do Grupo Volkswagen, os avanços tecnológicos a que estamos a assistir atualmente estão a caminhar para que a marca também se torne num dos principais fornecedores de mobilidade orientada por software. Nos dias que correm, tudo é gerido através de software sendo fundamental desde o início do processo de desenvolvimento de cada modelo ou mesmo de cada componente.

É o caso do novo chassi que a Volkswagen se encontra a desenvolver para os seus futuros modelos, bem como um novo sistema de direção, sendo que ambos projetos estão já muito focados num futuro em que a condução autónoma estará muito mais presente.

PUB

Nas palavras de Karsten Schebsdat, “os movimentos da carroçaria são significativamente minimizados e a dinâmica de condução otimizada, uma vez que o carro vai reagir mais rapidamente às mudanças na direção e passa a ser muito mais preciso”. “E este desenvolvimento é de extrema importância quando falamos de uma condução altamente automatizada, uma vez que é assim que garantimos que os passageiros se sintam o mais confortáveis possível em todas as situações”, explica o responsável pela dinâmica dos veículos e controlo de chassis na Volkswagen,.

PUB

Num futuro que está cada vez mais próximo, o software vai desempenhar um papel ainda maior no que diz respeito à dinâmica de cada modelo estando mais interligado com sistemas como a direção, por exemplo: “Dá-nos mais possibilidades de interagir com as características da direção, que podem ser implementadas mais tarde em todas as plataformas, mas com definições especificas para cada modelo.”

PUB

Além de tudo isto, uma vez que a direção é um componente base e essencial para a condução, há diversos outros sistemas que também poderão ser melhorados em termos de eficiência, tais como o sistema de alerta de saída de faixa (Lane Assist) ou o Travel Assist, que combina o cruise-control adaptativo com a assistência automática da direção, que mantém o carro na faixa de rodagem.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Nova geração da pick-up Volkswagen Amarok chegará em 2022

Grupo Volkswagen continua a estudar a melhor forma de entrar na F1

A família ID da Volkswagen continua a crescer com a chegada do ID.5

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS