Novidades

Hyundai e Kia têm nova plataforma para elétricos com maior autonomia

Nova plataforma vai equipar os futuros elétricos da Hyundai e da Kia
Texto
Nova plataforma de carros elétricos da Hyundai e Kia
Nova plataforma de carros elétricos da Hyundai e Kia

Hyundai Motor Group revelou a nova plataforma modular E-GMP, destinada aos vários modelos elétricos da Hyundai e da Kia.

A nova plataforma servirá como tecnologia de base para a gama de veículos totalmente elétricos de última geração das marcas do grupo, que se compromete a lançar 23 novos modelos elétricos até 2025.

A plataforma apresentada oferece diversas vantagens em comparação com plataformas já existentes do grupo, concebidas predominantemente para acomodar motores de combustão interna.

As vantagens incluem a flexibilidade de desenvolvimento, melhor dinâmica de condução, uma autonomia de mais de 500 km, equipamentos de segurança reforçados e mais espaço para os ocupantes e bagagens, bem como carregamentos a 800V.

O Grupo sul-coreano adianta ainda que as baterias têm mais 10% de densidade energética do que as utilizadas atualmente nos veículos elétricos existentes, e que o novo conjunto é mais leve e pode ser montado num plano inferior da carroçaria, libertando assim mais espaço no habitáculo.

O novo sistema de potência elétrica compacto da nova plataforma é composto por um motor elétrico potente, pela transmissão e pelo inversor. Estes três componentes estão integrados num único módulo compacto.

Segundo a Hyundai Motor Group, esta configuração proporciona uma performance elevada, ao aumentar a velocidade do motor elétrico até 70%, comparando com os existentes. Este motor de alta velocidade é mais pequeno que as unidades atuais de performance comparável, acrescentando novas eficiências em espaço e peso.

Para além disso, os veículos elétricos dotados da nova plataforma vão poder contar com um segundo motor no eixo dianteiro, permitindo deste modo oferecer tração integral.

“Hoje, os novos veículos elétricos da Hyundai e da Kia com tração dianteira já estão entre os mais eficientes dos seus segmentos. Com a nova plataforma E-GMP, orientada para tração traseira, estamos a aumentar a nossa liderança tecnológica em segmentos onde os clientes exigem uma dinâmica de condução excelente e eficiência extraordinária”, afirmou Albert Biermann, líder da pesquisa e desenvolvimento da Hyundai Motor, durante a apresentação da nova plataforma.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal