Novidades

Novo DS 4 apresenta-se a Portugal: das versões aos preços, saiba tudo

Segmento C de luxo vai abrir encomendas já na próxima semana
Texto

O novo DS 4 apresentou-se a Portugal com o novo modelo da marca premium francesa do grupo Stellantis posicionando-se para percorrer todo o segmento C, desde as berlinas aos SUV coupé.

Este posicionamento é lançado com as três variantes DS 4, DS 4 Cross e DS 4 Performance Line para diferentes abordagens que se multiplicam através dos diversos níveis de equipamento. O lançamento é acompanhado da edição DS 4 La Première (recheada de opções de topo) que estará disponível para os primeiros clientes, provavelmente, até novembro.

É nesse mês de novembro que as primeiras unidades começarão a ser entregues aos clientes. No mês anterior já vai ser possível ver o novo DS 4 ao vivo nos concessionários. Mas é já na próxima semana que abrem as encomendas para este segmento C a distribuir luxo desde os puxadores embutidos nas portas até ao interior de materiais e tecnologias ‘invejáveis’.

Com uma gama extensa de 28 versões propostas nesta sua apresentação, o DS 4 varia também entre os 30 mil e os 51 mil euros no que respeita aos preços de venda ao público. À variante de equipamento exclusivo Performance Line juntam-se as linhas Bastille+, Trocadero e Rivoli.

A gama de motorizações – todas elas, em exclusivo, associadas à caixa automática de 8 velocidades (EAT8) – divide-se entre três blocos a gasolina com potências entre os 130 e os 225 cv, o motor 1.5 Diesel de 130 cv e a versão hibrida plug-in (PHEV) de 225 cv de potência combinada.

A elegância da mais nova coqueluche da DS Automobiles – sucessora do recém-lançado DS 9 – faz-se por entre 4,40 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,49 metros de altura, assente em grandes rodas (com jantes de 17’’ na versão de entrada e a seguir sempre de 19’’ de série e com opção pelas de 20’’).

A grelha tridimensional é uma das marcas de uma frente com uma nova assinatura luminosa LED (sistema Matrix nos faróis), o perfil discorre de forma fluida por linhas afiladas e a traseira decora o seu volume com óticas em escamas com efeito 3D e saídas de escape cromadas.

Na perceção mais SUV deste novo modelo, o DS 4 Cross muda elementos estéticos exteriores, como são as jantes e embaladeiras especificas, as barras de tejadilho ou os para-choques com reforço em alumínio – as ajudas à condução para incursões off-road são opção exclusiva. Na versão Performance Line, é o preto que domina os acabamentos exteriores, com jantes também específicas e um interior também exclusivo.

No interior do DS 4, combina-se a elegância com o luxo – de que as saídas da ventilação ‘invisíveis’ são um perfeito exemplo – com materiais e design requintado – aprimorados com o elevar da versão de equipamento. A ‘subida de patamar’ por entre a gama faz-se também com a aquisição de vários níveis de tecnologia.

Destacamos aqui – como nos vídeos associados – o DS Extended Head-up Display que, como o nome refere, faz uma projeção com um âmbito de 21’’ no para-brisas com uma incidência de visualização imersiva na via de uma série de informações cuja seleção pode ser definida pelo condutor.

Também o novo sistema de infoentretenimento ganha forma no DS Iris System com um modo operativo semelhante ao de um smartphone e respondendo aos comandos por voz e que pode ser conjugado com o DS Smart Touch, para um funcionamento do sistema neste ‘touch pad’ colocado mais abaixo que dispensa o contacto tátil com o ecrã através desta almofada de atalhos. Nas ajudas à condução, não devem deixar de ser referidas a regulação adaptativa de velocidade conjugada com a manutenção na faixa, a suspensão pilotada que através de sensores prevê o nível de amortecimento ou a visão noturna.

Assente na evolução da plataforma EMP2 que permite a integração da tecnologia da motorização E-Tense, o DS 4 híbrido plug-in de 225 cv de potência conjunta e 360 Nm de binário combina o motor de 4 cilindros a gasolina 1.6 PureTech de 180 cv e um motor elétrico de 110 cv acoplado a uma bateria de 12,4 kWh – oferecendo uma autonomia em modo elétrico até 55 km (em ciclo combinado WLTP).

As versões térmicas comportam os motores a gasolina 1.2 PureTech com 130 cv de potência e os de 1,6 litros com 180 e 225 cv. A versão Diesel tem o bloco único 1.5 BlueHDI com 130 cv de potência.

Gama para Portugal do DS 4:

1.2 PureTech 130 EAT8 Bastille+ 30.000 €
1.5 BlueHDi 130 EAT8 Bastille + 33.800 €
1.2 PureTech 130 EAT8 Performance Line 33.000 €
1.6 PureTech 180 EAT8 Performance Line 35.500 €
1.5 BlueHDi 130 EAT8 Performance Line 36.800 €
1.2 PureTech 130 EAT8 Trocadero 35.200 €
1.6 PureTech 180 EAT8 Trocadero 37.700 €
1.5 BlueHDi 130 EAT8 Trocadero 39.000 €
1.2 PureTech 130 EAT8 Trocadero Cross 35.900 €
1.6 PureTech 180 EAT8 Trocadero Cross 38.400 €
1.5 BlueHDi 130 EAT8 Trocadero Cross 39.700 €
1.2 PureTech 130 EAT8 Rivoli 38.600 €
1.6 PureTech 180 EAT8 Rivoli 41.100 €
1.6 PureTech 225 EAT8 Rivoli 43.700 €
1.5 BlueHDi 130 EAT8 Rivoli 42.400 €
1.2 PureTech 130 EAT8 Rivoli Cross 39.300 €
1.6 PureTech 180 EAT8 Rivoli Cross 41.800 €
1.6 PureTech 225 EAT8 Rivoli Cross 44.400 €
1.5 BlueHDi 130 EAT8 Rivoli Cross 43.100 €
1.6 PureTech 180 EAT8 La Première 46.100 €
1.6 PureTech 225 EAT8 La Première 48.700 €
E-Tense 225 Bastille+ 38.500 €
E-Tense 225 Performance Line 41.500 €
E-Tense 225 Trocadero 43.700 €
E-Tense 225 Trocadero Cross 44.400 €
E-Tense 225 Rivoli 47.100 €
E-Tense 225 Rivoli Cross 47.800 €
E-Tense 225 La Première 51.000 €

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”