Novidades

Jaguar torna-se numa marca 100% elétrica a partir de 2025

Estratégia de eletrificação da marca britânica passa por alcançar a neutralidade carbónica em 2039
Texto
Jaguar F-Pace
Jaguar F-Pace

A Jaguar anunciou esta segunda-feira que vai passar a produzir apenas modelos 100% elétricos a partir de 2025.

A estratégia de eletrificação da Jaguar está inserida no plano ‘Reimagine’, que tem o objetivo de levar a marca britânica a alcançar a neutralidade carbónica em 2039.

Desta forma, a Jaguar vai desenvolver um novo ‘portfólio’, o que leva a marca a suspender os planos para a nova geração da berlina topo de gama, XJ,  a combustão que estava prevista para este ano.

Em comunicado a Jaguar deixou claro que a sua estratégia passa por apostar em modelos com visual emocional e dotados de tecnologia de referência.

Os novos modelos elétricos da Jaguar vão contar com uma nova plataforma especifica, exclusiva para os novos veículos 100% elétricos da marca britânica.

Segundo as estimativas da Jaguar Land Rover, em 2030, todas as gamas do grupo vão contar com uma variante totalmente elétrica e nessa altura, as previsões do construtor britânico apontam para que cerca de 60% das vendas dos seus carros sejam de modelos puramente elétricos.

No caso da Land Rover, Thierry Bollore, CEO da marca anunciou que a empresa vai lançar seis modelos cem por cento elétricos nos próximos cinco anos, com o primeiro desses modelos a chegar já em 2024.

"Estamos a aproveitar os ingredientes que temos para 'reimaginar' o negócio, as duas marcas e a experiência do cliente de amanhã. A estratégia 'Reimagine' permite a possibilidade de aprimorar e celebrar essa singularidade como nunca antes. Juntos, podemos criar um impacto ainda mais sustentável e positivo no mundo ao nosso redor", sublinhou Thierry Bollore

Os novos modelos da Land Rover vão ter por base a plataforma MLA, (Modular Longitudinal Architecture) que permite veículos a combustão e elétricos, para além de uma plataforma gémea EMA (Electric Modular Archirtecture), que pode igualmente “suportar avançados motores de combustão eletrificados”.

Juntamente com os novos planos de eletrificação das suas marcas, a Jaguar Land Rover anunciou que vai continuar a investir na tecnologia de pilha de combustível, e que os primeiros protótipos de veículos movidos a hidrogénio vão chegar as estradas do Reino Unido para testes nos próximos 12 meses.

Para além disso, a Jaguar Land Rover pretende colocar um ponto final nos motores a Diesel até 2026.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos